“Na próxima semana é esperada uma subida gradual da temperatura, sobretudo das máximas, que vão superar os 30 ºC, e, com exceção de segunda-feira, não prevê precipitação em Portugal continental” , refere a previsão do Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o comunicado do IPMA, “na próxima semana, e com exceção da segunda-feira de manhã, não se prevê a ocorrência de precipitação no continente, pelo menos até sexta-feira, 10 de maio”.
“Este período seco” ocorrerá após um “fim de semana com chuva nas regiões Norte e Centro, que será persistente e por vezes forte no Minho e Douro Litoral, e que se estenderá no domingo à região Sul, onde será fraca”.
Além disso, frisa o IPMA, durante a próxima semana “irá registar-se uma subida gradual da temperatura do ar, em especial dos valores máximos”.
Na segunda- feira, 6 de maio, “a temperatura mínima irá variar entre 4 e 15 °C, e a temperatura máxima ainda entre 15 e 25 °C”. Entre quarta-feira e sábado “a temperatura mínima irá variar entre 8 e 16 °C e a temperatura máxima entre 22 e 32 °C”.
“As temperaturas acima de 30 °C ocorrerão no vale do Tejo e na região Sul”, sendo que “a temperatura estará acima dos valores normais para a época em todo o território”. Esta alteração, explica o IPMA, “deve-se a predomínio de uma corrente de leste a partir da próxima terça-feira, 7 maio, associada à existência de um núcleo anticiclónico à superfície sobre o Golfo da Biscaia e Ilhas Britânicas, e de uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica neste período”.