O cabelo cai todos os dias, mas em certas épocas, como na primavera e no outono, a queda de cabelo pode ser mais alarmante. Embora a ciência ainda não tenha encontrado uma resposta científica para a queda sazonal de cabelo os especialistas apontam para um aumento da renovação capilar devido às mudanças no ciclo capilar que ocorrem com a mudança de estação.
O cabelo passa por uma fase anágena (crescimento), que dura entre 2 e 5 anos para os homens e 5 a 7 anos para as mulheres, e uma fase telógena (repouso) que dura 3 meses. Depois, o cabelo cai devido ao novo crescimento , iniciando uma nova fase anágena.
Quando a queda de cabelo afeta mais de 100 fios de cabelo por dia é sinal de que se deve prestar atenção e iniciar tratamentos capilares específicos . Na verdade, a queda sazonal dos cabelos na primavera costuma coincidir com a fase de crescimento e, por isso, temos a sensação de que caem mais do que o normal, mas é um processo natural dos cabelos, ou seja, os cabelos renovam-se na primavera.
A realidade é que não pode ser totalmente evitada, mas existem medidas que podem ajudar a reduzir a queda sazonal de cabelo.
No adicione agentes que alterem o ciclo capilar como o stress e leve uma vida saudável. Mantenha uma alimentação equilibrada para ter todos os nutrientes necessários à formação dos caules e, caso haja queda de cabelo, regenerá-los da melhor forma possível.
Mais recomendações como escovar os cabelos diariamente, enxaguar com água morna, massajar o couro cabeludo para ativar a microcirculação sanguínea e incorporar produtos capilares específicos para queda, como champôs à base de princípios ativos que fortalecem os cabelos.
Além de seguir uma alimentação saudável, equilibrada e variada, a ingestão de suplementos alimentares ricos em vitaminas A, E, F e B (B4, B5, B6, B8), ácidos gordos e oligoelementos como cobre, ferro e magnésio, também pode ajudar. Os aminoácidos, como a metionina e a cisteína, também são excelentes porque fazem parte da composição da queratina e ajudam a prevenir a queda dos cabelos. Além disso, a arginina promove o crescimento do cabelo e a glutamina ajuda a fortalecer o cabelo.