Partilhar

Novas plataformas de promoção querem potenciar turismo português mais sustentável

As preocupações dos consumidores com as alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental são cada vez maiores, levando os viajantes a procurar operadores e destinos turísticos que demonstrem um compromisso genuíno com a sustentabilidade

21 Maio 2024
Sandra M. Pinto

. Esta procura crescente está a levar cada vez mais empresas do setor a assumirem um posicionamento mais “verde”. No entanto, o aumento das alegações sustentáveis por parte das empresas tem levado a preocupações sobre a sua veracidade. Como tal, a Comissão Europeia introduziu a “Diretiva Green Claims” para garantir que as alegações atendam a critérios específicos e sejam verificadas por uma entidade independente.

 

Neste sentido, o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo associou-se ao Grupo EarthCheck – líder mundial em benchmarking científico, certificação e consultoria para viagens e turismo – no desenvolvimento de um novo conjunto de produtos e serviços de sustentabilidade para apoiar o setor do turismo português. Este catálogo de formação, gestão de destinos e normas de certificação, que será disponibilizado pelo IPDT e pela Green Growth, inclui a plataforma EarthCheck ClimateGuardian, que permitirá aos promotores turísticos ter uma visão do desempenho ao nível da sustentabilidade ao longo do tempo.

 

Além disso, esta parceria dará acesso a versões dos Guias de Storytelling sobre Sustentabilidade para Operadores e Destinos de Turismo e Hotelaria adaptadas para o mercado português, cujo objetivo é ajudar os operadores e destinos turísticos a partilhar histórias autênticas e transparentes e a criar narrativas genuínas e com impacto sobre as suas iniciativas de sustentabilidade. A parceria com o IPDT expande assim a presença do EarthCheck na Europa, que inclui escritórios dedicados e pessoal de apoio em Itália, Espanha e Irlanda.

 

Stewart Moore, fundador e CEO do EarthCheck, refere que “a plataforma ClimateGuardian e os Guias de Storytelling de Sustentabilidade ajudarão os operadores turísticos e destinos em Portugal a apresentar e comunicar autenticamente as suas ações e ambições sustentáveis, sem cair na armadilha do ‘greenwashing’. E acrescenta: “Fornecemos uma plataforma de relatórios clara e baseada em desempenho e os guias de comunicação disponibilizam um quadro prático, que inclui modelos e estudos de caso, para ajudar as organizações turísticas e destinos a compreender o público-alvo e ampliar a sua mensagem para uma audiência mais vasta, sem ‘greenwashing'”, afirmou Moore.

 

IPDT: Mais de 20 anos dedicados à promoção do turismo sustentável

Com mais de 20 anos e tendo já ultrapassado os 500 projetos desenvolvidos, o IPDT apresenta uma vasta experiência na consultoria, desenvolvimento, gestão, promoção e monitorização de desempenho em matéria de sustentabilidade dos operadores e destinos turísticos portugueses. Com este histórico, António Jorge Costa, presidente do IPDT, acredita que “a parceria com o EarthCheck e as ferramentas partilhadas vão ajudar as diversas organizações turísticas a avaliar o impacto dos seus elementos de sustentabilidade e comunicar as suas ações e objetivos de forma autêntica, criando uma cultura de storytelling nas suas empresas”. Sublinha ainda que “as narrativas, os formatos de conteúdo e as táticas de amplificação destes guias ajudarão os operadores e destinos portugueses a fazer com que as suas histórias sejam conhecidas pelos visitantes e clientes e, também, a obter a adesão e o envolvimento dos seus colaboradores e acionistas”.

 

Para além de colaborar na adaptação dos guias, o IPDT irá juntar-se à consultora Green Growth como embaixador do EarthCheck, com o objetivo de dar a conhecer e promover a adoção dos programas EarthCheck Certified & EarthCheck Sustainable Destinations na indústria de turismo nacional.

Mais Recentes

Fãs de moda: o programa de consultoria e dicas de estilo está de volta

há 2 horas

Nunca mais deite fora o caule deste vegetal: «é um tesouro nutricional»

há 2 horas

Cientistas revelam: «o consumo regular deste peixe ajuda a evitar o cancro»

há 3 horas

Nem 5 nem 10: especialista revela quantas vezes por dia uma pessoa saudável deve urinar

há 3 horas

Parkinson: este sintoma nasal pode indicar a doença anos antes do diagnóstico

há 3 horas

«Já não compro: apesar de saudável, é uma aberração», refere famoso jornalista sobre este alimento

há 4 horas

Depois de descoberto de que é feito o açúcar mascavado, especialistas deixam alerta

há 4 horas

Saiba quais os alimentos que não podem faltar na despensa para sobreviver a uma guerra

há 4 horas

Nem Espanha nem França: este país de 600 habitantes é o maior consumidor de vinho

há 5 horas

Pele desidratada na menopausa: como resolver a situação

há 5 horas

Vitamina C: essencial depois dos 50 anos e as razões são estas

há 5 horas

É temido pelas mulheres depois dos 45: saiba como tratar o código de barras

há 6 horas

É primo do retinol, mas menos agressivo e mais potente: conheça o retinal

há 6 horas

‘Food Bondage’: a experiência gastronómica inspirada nos 7 pecados mortais

há 6 horas

Menopausa e cosméticos: ingredientes e cuidados para manter a pele hidratada e firme

há 8 horas

Depressão: invisíveis à primeira vista, estes sintomas afetam a vida dos mais velhos

há 8 horas

Por que é que as pessoas mais velhas sentem mais frio?

há 8 horas

Esqueça o cabeleiro: leve os cuidados profissionais para casa com Dyson Supersonic r

há 9 horas

Atenção se conduz mota: a partir de amanhã há 4 novas regras que vai ter de cumprir

há 9 horas

Tuberculose: especialista explica a doença que ainda mata em Portugal

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.