. Esta procura crescente está a levar cada vez mais empresas do setor a assumirem um posicionamento mais “verde”. No entanto, o aumento das alegações sustentáveis por parte das empresas tem levado a preocupações sobre a sua veracidade. Como tal, a Comissão Europeia introduziu a “Diretiva Green Claims” para garantir que as alegações atendam a critérios específicos e sejam verificadas por uma entidade independente.
Neste sentido, o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo associou-se ao Grupo EarthCheck – líder mundial em benchmarking científico, certificação e consultoria para viagens e turismo – no desenvolvimento de um novo conjunto de produtos e serviços de sustentabilidade para apoiar o setor do turismo português. Este catálogo de formação, gestão de destinos e normas de certificação, que será disponibilizado pelo IPDT e pela Green Growth, inclui a plataforma EarthCheck ClimateGuardian, que permitirá aos promotores turísticos ter uma visão do desempenho ao nível da sustentabilidade ao longo do tempo.
Além disso, esta parceria dará acesso a versões dos Guias de Storytelling sobre Sustentabilidade para Operadores e Destinos de Turismo e Hotelaria adaptadas para o mercado português, cujo objetivo é ajudar os operadores e destinos turísticos a partilhar histórias autênticas e transparentes e a criar narrativas genuínas e com impacto sobre as suas iniciativas de sustentabilidade. A parceria com o IPDT expande assim a presença do EarthCheck na Europa, que inclui escritórios dedicados e pessoal de apoio em Itália, Espanha e Irlanda.
Stewart Moore, fundador e CEO do EarthCheck, refere que “a plataforma ClimateGuardian e os Guias de Storytelling de Sustentabilidade ajudarão os operadores turísticos e destinos em Portugal a apresentar e comunicar autenticamente as suas ações e ambições sustentáveis, sem cair na armadilha do ‘greenwashing’. E acrescenta: “Fornecemos uma plataforma de relatórios clara e baseada em desempenho e os guias de comunicação disponibilizam um quadro prático, que inclui modelos e estudos de caso, para ajudar as organizações turísticas e destinos a compreender o público-alvo e ampliar a sua mensagem para uma audiência mais vasta, sem ‘greenwashing'”, afirmou Moore.
IPDT: Mais de 20 anos dedicados à promoção do turismo sustentável
Com mais de 20 anos e tendo já ultrapassado os 500 projetos desenvolvidos, o IPDT apresenta uma vasta experiência na consultoria, desenvolvimento, gestão, promoção e monitorização de desempenho em matéria de sustentabilidade dos operadores e destinos turísticos portugueses. Com este histórico, António Jorge Costa, presidente do IPDT, acredita que “a parceria com o EarthCheck e as ferramentas partilhadas vão ajudar as diversas organizações turísticas a avaliar o impacto dos seus elementos de sustentabilidade e comunicar as suas ações e objetivos de forma autêntica, criando uma cultura de storytelling nas suas empresas”. Sublinha ainda que “as narrativas, os formatos de conteúdo e as táticas de amplificação destes guias ajudarão os operadores e destinos portugueses a fazer com que as suas histórias sejam conhecidas pelos visitantes e clientes e, também, a obter a adesão e o envolvimento dos seus colaboradores e acionistas”.
Para além de colaborar na adaptação dos guias, o IPDT irá juntar-se à consultora Green Growth como embaixador do EarthCheck, com o objetivo de dar a conhecer e promover a adoção dos programas EarthCheck Certified & EarthCheck Sustainable Destinations na indústria de turismo nacional.