No entanto, essas plataformas também recolhem uma grande quantidade de dados pessoais, o que levanta questões sobre privacidade e segurança.
É crucial estar ciente das implicações da recolha de dados e tomar medidas para proteger a privacidade. Nesse sentido, o Instagram também recolhe informações sobre a sua atividade dentro e fora da aplicação, principalmente para oferecer uma experiência personalizada. E, embora isso possa melhorar a sua experiência, também gera dúvidas sobre o quão privados são os nossos dados.
O Instagram pode aceder «a informações que as empresas e organizações partilham sobre as suas interações com eles, como visitas aos seus aplicativos ou sites». Essas informações, obtidas através das «ferramentas empresariais» da Meta, são utilizadas para mostrar ao utilizador conteúdo personalizado, como eventos ou anúncios relevantes.
A Meta garante que não «vende as informações a ninguém» e que não acede a dados sensíveis como saúde, finanças, datas de nascimento ou senhas. Além disso, exige que as empresas notifiquem os utilizadores antes de partilhar informações.
Podemos controlar as informações que o Instagram recolhe sobre a sua atividade fora da aplicação. Para desativar essa função, siga estes passos:
- Aceda ao seu perfil do Instagram.
- Toque no menu das três linhas para abrir “Configurações e atividade”.
- Selecione “Centro de contas” e depois “Suas informações e permissões”.
- Procure por “Sua atividade fora das tecnologias do Meta” e clique.
- Pressione “Gerir atividade futura” e marque a opção “Desconectar atividade futura”.
Algumas opções adicionais que pode considerar são:
Você pode gerir que atividades específicas fora da aplicação deseja que o Instagram rastreie. Para fazer isso, clique em “Desconectar atividade específica” e selecione aquelas que deseja desativar.
Também pode apagar os dados armazenados antes de desativar esta função. Pressione “Desvincular atividade anterior” para o fazer.