«Os casos de sarampo continuam a aumentar em toda a Europa e o número de casos registados este ano irá em breve exceder o número total de casos registados em todo o ano de 2023», referem a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF, alertando que «durante os primeiros três meses de 2024, foram notificados oficialmente 56.634 casos de sarampo e quatro óbitos, enquanto, ao longo de 2023, foram notificados 61.070 casos e 13 óbitos».
«O sarampo tem um efeito devastador na saúde das crianças, sendo as crianças mais novas as que correm maior risco de sofrer complicações graves. As elevadas taxas de hospitalização e o enfraquecimento a longo prazo do sistema imunitário das crianças tornam-nas mais vulneráveis a outras doenças infeciosas», afirmam os especialistas.
«Mesmo um único caso de sarampo deveria constituir um apelo urgente à ação. Ninguém deveria sofrer as consequências desta doença devastadora mas facilmente evitável. Aplaudo todos os países que aceleraram os seus esforços para interromper a transmissão através da vacinação de recuperação. Apelo a todos países a tomar medidas imediatas, mesmo quando a cobertura vacinal global é elevada, para vacinar pessoas vulneráveis, colmatar lacunas de imunidade e evitar que o vírus se espalhe em qualquer comunidade”, explica o Hans Henri P. Kluge , diretor regional da OMS para a Europa.
Os dados mostram que quase metade dos casos notificados em 2023 ocorreram em crianças menores de cinco anos, «refletindo uma acumulação de rapazes e raparigas que não receberam vacinação sistemática contra o sarampo e outras doenças evitáveis pela imunização durante a pandemia de COVID. -19, juntamente com uma lenta recuperação da cobertura vacinal em 2021 e 2022».
«Um aumento nos casos de sarampo é um sinal claro de uma quebra na cobertura vacinal. À medida que os casos de sarampo continuam a aumentar, precisamos de uma ação governamental urgente para fortalecer os sistemas de saúde e implementar medidas eficazes de saúde pública para garantir a proteção de todas as crianças contra esta doença perigosa. mas uma doença evitável”», afirmou Regina De Dominicis, Directora Regional da UNICEF para a Europa e Ásia Central.
Mais de 300 mil casos de sarampo ocorreram em todo o mundo em 2023 , e os números relatados até agora em 2024 indicam que o total do ano será igual ou superior ao total de 2023. As importações do vírus entre países e continentes ocorrem regularmente e os surtos desta doença altamente infeciosa irão. ocorrem onde o vírus encontra focos de pessoas não vacinadas ou insuficientemente vacinadas.
A OMS lembra que o sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo , que se espalha quando uma pessoa infetada respira, tosse ou espirra. O vírus permanece ativo e contagioso no ar ou em superfícies infetadas por até 2 horas.