Partilhar

Alerta de sarampo na Europa: 56.634 casos nos primeiros três meses do ano

A OMS e a UNICEF alertam que durante os primeiros três meses de 2024 foram notificados oficialmente 56.634 casos de sarampo e quatro mortes, enquanto em todo o ano de 2023 foram notificados 61.070 casos e 13 mortes.

28 Maio 2024
Forever Young

«Os casos de sarampo continuam a aumentar em toda a Europa e o número de casos registados este ano irá em breve exceder o número total de casos registados em todo o ano de 2023», referem a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF, alertando que «durante os primeiros três meses de 2024, foram notificados oficialmente 56.634 casos de sarampo e quatro óbitos, enquanto, ao longo de 2023, foram notificados 61.070 casos e 13 óbitos».

 «O sarampo tem um efeito devastador na saúde das crianças, sendo as crianças mais novas as que correm maior risco de sofrer complicações graves. As elevadas taxas de hospitalização e o enfraquecimento a longo prazo do sistema imunitário das crianças tornam-nas mais vulneráveis ​​a outras doenças infeciosas», afirmam os especialistas.

«Mesmo um único caso de sarampo deveria constituir um apelo urgente à ação. Ninguém deveria sofrer as consequências desta doença devastadora mas facilmente evitável. Aplaudo todos os países que aceleraram os seus esforços para interromper a transmissão através da vacinação de recuperação. Apelo a todos países a tomar medidas imediatas, mesmo quando a cobertura vacinal global é elevada, para vacinar pessoas vulneráveis, colmatar lacunas de imunidade e evitar que o vírus se espalhe em qualquer comunidade”, explica o Hans Henri P. Kluge , diretor regional da OMS para a Europa.

Os dados mostram que quase metade dos casos notificados em 2023 ocorreram em crianças menores de cinco anos, «refletindo uma acumulação de rapazes e raparigas que não receberam vacinação sistemática contra o sarampo e outras doenças evitáveis ​​pela imunização durante a pandemia de COVID. -19, juntamente com uma lenta recuperação da cobertura vacinal em 2021 e 2022».

«Um aumento nos casos de sarampo é um sinal claro de uma quebra na cobertura vacinal. À medida que os casos de sarampo continuam a aumentar, precisamos de uma ação governamental urgente para fortalecer os sistemas de saúde e implementar medidas eficazes de saúde pública para garantir a proteção de todas as crianças contra esta doença perigosa. mas uma doença evitável”», afirmou Regina De Dominicis, Directora Regional da UNICEF para a Europa e Ásia Central.

Mais de 300 mil casos de sarampo ocorreram em todo o mundo em 2023 , e os números relatados até agora em 2024 indicam que o total do ano será igual ou superior ao total de 2023. As importações do vírus entre países e continentes ocorrem regularmente e os surtos desta doença altamente infeciosa irão. ocorrem onde o vírus encontra focos de pessoas não vacinadas ou insuficientemente vacinadas.

 A OMS lembra que o sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo , que se espalha quando uma pessoa infetada respira, tosse ou espirra. O vírus permanece ativo e contagioso no ar ou em superfícies infetadas por até 2 horas.

Mais Recentes

Descubra os benefícios da leitura para a saúde mental

há 4 horas

Descobrimos o rooftop que promete um ambiente descontraído, ideal para jantares entre amigos ou sunsets

há 5 horas

Os melhores sabores do Minho aterram nos Açores num evento a quatro mãos

há 5 horas

Acabou de comer e já está com “fome” outra vez? Cuidado: convém perceber por que está isso a acontecer

há 5 horas

Se já passou dos 65 anos convém estar a par: estas são as cirurgias mais arriscadas depois dessa idade

há 6 horas

Espondilartrite axial: a doença que não tem cura, mas que tem tratamento

há 6 horas

Infarmed manda retirar do mercado todos estes produtos cosméticos: «não cumprem com os requisitos», refere a entidade

há 6 horas

À medida que envelhecemos os nossos arrependimentos estão relacionados com as oportunidades que não aproveitámos: 5 formas de se livrar desse sentimento

há 6 horas

Tenha uns lábios de sonho por menos de 3 euros: basta usar este delineador de lábios (perfeito) da Mercadona

há 7 horas

Sintomas da menopausa podem estar ligados com o desempenho cognitivo, é o que revela este estudo

há 7 horas

Descobrimos qual é o signo mais raro e estamos prestes a revelar: será que é o seu?

há 7 horas

A doença que afeta quase metade dos homens com mais de 50 anos mas da qual ninguém fala

há 8 horas

Conjuntivite alérgica: fique a par dos sintomas da doença que pode afetar toda a sua família

há 8 horas

E se lhe dissermos que, se jogar estes jogos, não só atrasa o envelhecimento cerebral como evita doenças, parece-lhe bom demais?

há 8 horas

É tudo uma questão de bom-senso e alguns cuidados: saiba como passar dos 50 anos (e chegar aos 65) o mais saudável possível

há 9 horas

Está a chegar a época delas: está preparado para as constipações? 8 sinais (subtis) aos quais deve tomar atenção

há 9 horas

Descobrimos a coleção de vernizes mais irresistível para este outono (e queremos partilhar a novidade)

há 11 horas

Tivoli Palazzo Gaddi abre as suas portas no centro histórico de Florença

há 11 horas

Testemunho contra o esquecimento: “O Dia Que Mudou Israel” relembra o 7 de outubro

há 11 horas

Marca de moda oferece voucher de 20 euros aos primeiros 50 clientes que visitarem o seu novo espaço

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.