Partilhar

É o ponto alto das Festas de Lisboa, mas sabe qual é o tema das marchas populares este ano?

As marchas populares, ponto alto das Festas de Lisboa, descem este ano a Avenida da Liberdade na noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, com o rio Tejo como tema central.

4 Junho 2024
Forever Young com Lusa

Com centenas de participantes, as marchas populares contam com 20 grupos a concurso dos bairros dos Olivais, Alfama, Baixa, Santa Engrácia, Carnide, Castelo, Bela-Flor Campolide, Alcântara, Madragoa, São Vicente, Bairro da Boavista, Bairro Alto, Graça, Alto do Pina, Belém, Marvila, Penha de França, Mouraria, Lumiar e Bica – vencedora em 2023.

O rio Tejo é o tema central da grande Marcha de Lisboa, que será interpretada por todas os grupos participantes (além das músicas próprias), com letra de Flávio Gil e música de João Paulo Soares.

À semelhança de anos anteriores, descem também a Avenida, no inicio do desfile, três marchas extraconcurso: a marcha infantil de ‘A Voz do Operário’, a marcha dos Mercados e a marcha da Santa Casa.

Segundo a empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), há ainda uma marcha convidada, a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa, composta por 42 crianças, a que se juntam também os Noivos de Santo António.

A EGEAC refere também que, este ano, a abertura das marchas na Avenida será feita por dois dragões, especialmente concebidos para a ocasião, comemorativa do 25.º Aniversário do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.

A Dança do Dragão conta com 30 participantes convidados, numa atuação do grupo da Associação Geral Desportiva de Macau Lo Leong, que conta com o apoio do Turismo de Macau.

Durante a manhã, 16 casais, de 10 freguesias da cidade, vão casar nos tradicionais Casamentos de Santo António, estando as cerimónias civis marcadas para as 11:30, nos Paços do Concelho, e as católicas para as 14:00, na Sé de Lisboa.

As Marchas Populares de Lisboa são este ano candidatas a integrar a lista nacional de património cultural imaterial, com o objetivo de reconhecimento histórico e também de preservação desta tradição popular.

A candidatura das marchas é promovida pela Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), com o apoio das 28 coletividades da cidade que anualmente preparam e apresentam as marchas e do município.

Proposta pela Câmara Municipal de Lisboa, a candidatura implicou uma pesquisa científica de dois anos, liderada pela antropóloga Marina Pignatelli, da Universidade de Lisboa, que incluiu dezenas de entrevistas, observações nas coletividades e recolha de centenas de documentos escritos, fotográficos e audiovisuais.

As Marchas Populares de Lisboa são “uma celebração festiva e bairrista com uma importância extraordinária”, caracterizadas pela dança em desfile, acompanhada de música, poesia e canto.

Os representantes dos bairros participantes, num total de 68 pessoas por bairro, incluem 50 marchantes, porta-estandarte, oito músicos (conhecidos como “Cavalinho”), o par de padrinhos e mascotes, cinco aguadeiros, um ensaiador e um organizador da marcha de cada coletividade.

As festas de Lisboa tiveram início no final de maio e vão decorrer até ao final do mês de junho, encerrando com dois espetáculos no Terreiro do Paço, o primeiro no dia 29, de Tony Carreira e convidados especiais, acompanhado por uma orquestra de 16 cordas.

No dia seguinte, 30 de junho, Richie Campbell, reconhecido como o “primeiro fenómeno musical da Internet em Portugal”, leva ao Terreiro do Paço “um espetáculo criado ‘para e por Lisboa’, que reunirá em palco outros músicos convidados”, segundo a organização.

De entre as várias iniciativas espalhadas um pouco por toda a cidade, destaque para a tradicional exposição dos Tronos de Santo António e para as “Montras em Festa”.

O programa das festas de Lisboa inclui ainda 15 arraiais populares em oito freguesias da cidade: Alcântara, Carnide, Estrela, Misericórdia, Olivais, Penha de França, Santa Maria Maior e São Vicente, além daqueles que surgem espontaneamente e são organizados por populares nas suas freguesias.

Mais Recentes

Se quer descansar como deve ser importa conhecer qual a melhor posição para dormir

há 13 horas

De ficar de boca aberta: veja o que acontece se usar a casca de banana como ingrediente culinário

há 15 horas

Estes são os signos que conseguem (sempre) os melhores empregos

há 15 horas

Nunca, mas nunca mesmo, coma estes alimentos ao mesmo tempo: descubra as razões para esta “proibição”

há 16 horas

Aprenda a preservar a sua roupa e a sua máquina de lavar com um produto imbatível

há 16 horas

AVC: conheça os principais sintomas e previna-se

há 16 horas

Era o desejo de muitos que agora se concretiza: Mercadona abre (finalmente) uma loja na cidade de Lisboa

há 18 horas

Não se esqueça: horário de inverno está a chegar. Saiba quando é que deve atrasar o seu relógio

há 19 horas

Lista revela os países mais baratos do mundo para viajar (e um deles é europeu)

há 19 horas

Se tem um cão esta noticia interessa-lhe: coleira inteligente revela aos donos como o animal se está a sentir

há 19 horas

Um alerta importante para ter em conta: se ler isto no rótulo de um iogurte, não o compre (nem o consuma)

há 19 horas

Se o seu filho, ou neto, tem um equipamento para ligação gratuita à internet dado pela escola saiba que vai ter de o devolver

há 20 horas

Dia Mundial do Turismo: setor recebeu mais de 4 mil queixas este ano o que representa um aumento de 22%.

há 20 horas

Hipertensão: estudo sugere diferentes indicadores que podem contribuir para a precisão do diagnóstico 

há 20 horas

O robot de cozinha da MasterPRO chega a Portugal em exclusivo, edição limitada e com um desconto de 30%

há 20 horas

Dia Mundial do Aborto Seguro: é imperativo garantir a equidade de todas as mulheres no acesso aos cuidados de saúde

há 21 horas

Dia Mundial da Penicilina: «Não pensei que ia revolucionar a medicina pela descoberta do primeiro antibiótico do mundo. Mas foi isso mesmo o que fiz«, Alexander Fleming, médico

há 21 horas

Entrevista: «A inclusão da vacina contra a zona no Plano Nacional de Vacinação garante a sustentabilidade do SNS», Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase

há 21 horas

Sabe quantas vezes por dia deve limpar a sua língua? Especialista dá a resposta

há 2 dias

Parece demência, mas esta síndrome assustadora ataca muito mais depressa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.