Foi no início de fevereiro que o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Carlos III havia sido diagnosticado com cancro, detetado após uma cirurgia de próstata. Por esse motivo, o rei afastou-se de suas funções públicas para começar a receber tratamento.
Enquanto no final de abril o monarca retomou a sua agenda e, desde então, tem participado em mais eventos públicos.
O que mostra que é muito importante para ele poder continuar a trabalhar apesar da doença. Contudo, a rainha Camilla , parece discordar da autoexigência do rei .
Foi na última quarta-feira, 5 de junho, que os reis Carlos e Camilla , juntamente com o príncipe William, se reuniram para presidir os eventos comemorativos do 80º aniversário do desembarque na Normandia na Segunda Guerra Mundial.
Os monarcas emocionaram-se quando uma homenagem foi oferecida aos soldados britânicos que deram as suas vidas por esta missão.
Neste evento, pudemos perceber que a saúde do rei está cada vez melhor. Porém, noutro evento mais recente, a Rainha Camilla aproveitou para dar mais detalhes sobre como Charles estava enquanto continuava o tratamento.
Foi no segundo Festival Literário anual da Queen’s Reading Room, realizado no Palácio de Hampton Court, onde Camilla Parker disse que Charles “está bem”, mas que “não vai desacelerar e não fará o que quer”. Algumas palavras que deixam claro que ela e sua equipa médica gostariam que ela descansasse um pouco mais e não exagerasse no trabalho.