O Rock in Rio q2024 vai realizar-se no Parque Tejo, localizado no Parque das Nações, em Lisboa. São esperados condicionamentos de trânsito e estacionamento, tal como divulgou a Polícia de Segurança Pública (PSP).
São esperados 85 mil pessoas por dia no evento. A abertura das portas está prevista pelas 13h00 e o último espetáculo termina às 24h00 no palco Mundo. Nos dias 15, 16 e 23, o recinto encerra às 01h00 e no dia 22 encerra às 02h00.
Para que o evento decorra em segurança a PSP irá realizar um policiamento com a colaboração da 2.ª Divisão Policial, da Divisão Policial de Loures, da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, da Divisão de Trânsito e da Polícia Municipal, entre outras valências do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Eis os condicionamentos esperados:
Será feito o levantamento de estacionamento em várias artérias junto ao Parque Tejo, das 08h00 do dia 14 até às 04h00 do dia 17 e das 08h00 do dia 21 até às 04h00 do dia 24. São elas:
· Via do Oriente, desde a Rua Chen He e a Rua Capitão Cook;
· Via do Oriente, desde a Rua Capitão Cook, até à Rotunda do Trancão;
· Via do Oriente (todo o Parque sob o viaduto do IC2);
· Passeio Heróis do Mar (junto ao Colégio Pedro Arrupe, até à passadeira da rotunda);
· Passeio das Gaivotas (junto ao Passeio Heróis do Mar – Parque exclusivo para motociclos);
· Av. Dom João II (lado oposto ao Centro Comercial Vasco da Gama), entre a rotunda da Av. Do Índico e a Av. De Berlim – Paragem exclusiva dos Shutles e mobilidade reduzida);
· Rua António Mega Ferreira, com acesso ao parque (próximo da Av. Berlim, ambos os lados);
· Passeio do Tejo (passeio Heróis do Mar) – Terminal exclusivo para Drop Off e espera dos vários Shutles de excursões gerais com dísticos;
· EN 10 com a Rua Domingos José Morais (exceto moradores, comércio local e acesso profissional ao estaleiro de obra);
· EN 10 com a Rua Fábrica da Loiça de Sacavém (exceto moradores e acesso dos transportes públicos em direção ao terminal temporário criado junto da estação Rua Fábrica da Loiça de Sacavém).
Outros condicionamentos em dias de espetáculo das 08h00 às 03h00:
· Via do Oriente com a Rua Professor Picard;
· Via do Oriente com a Rua Chen He;
· Passeio Heróis do Mar com a Rua Professor Picard;
· Rua Domingos José Morais com a Rotunda do viaduto do IC2.
Nota: Acesso autorizado apenas a veículos com dísticos (Shuttles, Carris, Produção, Residentes, Lojistas, Forças de Segurança e Colégio Pedro Arrupe)
· Passeio Heróis do Mar com a Rua Príncipe do Mónaco (rotunda);
Nota: Acesso autorizado apenas a veículos com dísticos (Livre trânsito, Parques, Mobilidade Reduzida, Motociclos e Junta de Freguesia)
Outros condicionamentos em dias de espetáculo das 12h00 às 03h00:
· Parque da Junta de Freguesia (Rua Professor Picard – Parque exclusivo para excursões do Rock in Rio com dísticos);
· Av. Dom João II com a Av. De Berlim;
· Rua do Bojador (Hotel My Riad);
· Av. Dom João II com a Av. Aquilino Ribeiro Machado;
· Av. Dom João II com a Rotunda da Peregrinação; e
· Av. Dom João II com a Rotunda da Expo Ford.
A PSP garante que “em caso de sinistro grave, serão garantidos corredores de emergência, prevendo a afetação de batedores, sempre que necessário”. Será ainda “assegurada a regularização do trânsito nas principais vias de acesso ao Parque Tejo”. É de notar que os “transportes Públicos (Carris, CP e Metropolitano de Lisboa têm previsto o alargamento do seu período de funcionamento durante todos os dias de espetáculos”.
A PSP apela a que os cidadãos sigam “estritamente as indicações dos polícias” e verifiquem se deixaram o “veículo trancado e em segurança, não deixando valores à vista no seu interior”
A PSP assegura que “tentará minimizar os impactos destes condicionamentos, garantindo as necessidades de segurança e da circulação rodoviária nos locais afetados”.