Partilhar

Óbito: Morreu a poetisa e dramaturga Maria Quintans

A poetisa e dramaturga Maria Quintans morreu no sábado à noite no Hospital de S. José, em Lisboa, onde estava internada há uma semana, disse este domingo à agência Lusa fonte próxima da família.

16 Junho 2024
Forever Young com Lusa

Maria Quintans estava internada no Hospital de S. José em Lisboa desde dia 8 na sequência de um aneurisma cerebral, disse a mesma fonte.

Poeta e dramaturga, Maria Quintans nasceu em Lisboa, em 1955. Fez parte da criação da revista Inútil, onde foi diretora editorial, e criou as editoras Hariemuj Editora, Cama de Gato Editora e Edições Guilhotina.

“Apoplexia da Ideia”, “Chama-me Constança”, “O silêncio”, “Febre” e “A pata de cabra” contam-se entre os títulos que publicou.

Maria Quintans iniciou-se na escrita de dramaturgia em 2015, com o monólogo “Décimo Terceiro Andamento”.

No ano seguinte, escreveu a peça infantojuvenil “Este Não Sou Eu” e, em 2019, uma nova dramaturgia, “A Síndrome da Culpa”.

Tem poemas incluídos em várias antologias e revistas portuguesas e brasileiras e, em 2019, editou pela Assírio & Alvim o livro de poemas “Se Me Empurrares Eu Vou”.

“Os demónios não gostam de ar fresco” editado pela Húmus, esteve em cena no Teatro S. Luiz, em abril, num espetáculo dirigido por ALbano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 4 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 4 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 4 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 5 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 5 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 5 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 5 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 6 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 6 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 8 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 8 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 9 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 9 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 9 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 10 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 10 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 10 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 12 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 12 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.