<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

É uma dúvida recorrente: desodorizante ou antitranspirante, qual devemos escolher para combater o odor a suor?

19 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Descubra a diferença entre os dois produtos e qual é a melhor opção para si.

O suor é necessário para manter a temperatura corporal. O corpo humano tem de manter o seu interior a uma temperatura mais ou menos constante, que varia entre alguns graus (35-42 ºC). Quando a temperatura corporal interna começa a subir, seja por exercício físico, temperatura externa elevada ou por outros motivos, o cérebro aciona mecanismos de sobrevivência, entre os quais a produção de suor é um dos mais importantes.

Para isso contamos com pequenos órgãos, as glândulas sudoríparas que cobrem a pele e que produzem o suor. Cumpre duas funções: eliminar toxinas (daí os benefícios da sauna) e baixar a temperatura . O suor evapora na pele e a arrefece, da mesma forma que regar no verão arrefece a atmosfera.

O suor também ajuda a limpar os poros, evacuando o excesso de sebo , além de formar uma película protetora na parte externa da pele. O suor contém poderosos peptídeos antimicrobianos, que proporcionam à pele uma proteção natural contra agentes causadores de acne , como germes e bactérias. Porém, não se deve deixar que a transpiração se acumule e seque na pele, caso contrário pode causar manchas, como acne.

Os desodorizantes e os antitranspirantes podem parecer iguais, mas a sua função é diferente. Embora os primeiros geralmente neutralizem o odor, não controlam a transpiração. Já os segundos regulam-no, reduzindo também o mau odor. Um antitranspirante é uma loção que normalmente incorpora sais minerais como o alumínio, o zircónio e a prata mais moderna e menos agressiva, que por um mecanismo físico-químico fecha o canal de saída da glândula. Portanto, sai menos suor. Embora cobrir completamente a glândula possa ser um problema, se o suor não conseguir escapar. Já o desodorizante foi desenvolvido para evitar a multiplicação de bactérias. Substâncias como álcool, desinfetantes químicos como clorexidina e outros ajudam a controlar bactérias e, portanto, a prevenir o mau odor.

A escolha de um ou outro depende dos seus gostos e necessidades.

Se você suar muito, um desodorizante será suficiente, mas se suar muito, será mais eficaz escolher um antitranspirante.