A sua história remonta ao final do século XIX como retiro de férias. Hoje a propriedade está transformada num boutique hotel com 29 quartos, numa localização privilegiada do concelho de Barcelos.
O edificado e a quinta envolvente (40 hectares) sofreram melhoramentos ao longo de 10anos, mas salienta-se a preservação estrutural dos edifícios existentes, que mantêm a identidade visual e a imagem mítica a partir da estrada nacional. O Solar foi reabilitado como a área nobre do empreendimento, enquanto os edifícios dos sequeiros e a casa dos caseiros foram reconstruídos para um Hotel descontraído com as comodidades atuais. A antiga adega transformou-se num espaço para eventos a que se anexou um pequeno auditório. Toda a área envolvente natural foi replantada e cuidada – os jardins de buxo talhado com o roseiral, o pomar, a vinha e a mata. O resultado é um elegante hotel, com espaço para eventos particulares ou corporativos, onde o charme e os detalhes sobressaem, numa combinação perfeita com a serenidade do campo.
O Solar de Vila Meã convida-o a conhecer o espaço, a história e a herança cultural que tem para proporcionar, na cerimónia de inauguração oficial a decorrer no próximo dia 21 de junho, pelas 16h30, nos jardins do Solar, localizado na Rua Principal, 101 4775-237 Silveiros, Portugal.
Um espaço criado e pensado para que os visitantes possam perder-se numa experiência sensorial que vai desde o aroma das vinhas aos sons da natureza, passando pela paisagem desafogada e pela gastronomia no seu restaurante Barro. A dimensão da propriedade permite atividades como passeios de bicicleta, piqueniques, caminhadas pela vinha e pela mata. A localização privilegiada, com fácil acesso às cidades do Porto, Braga e Guimarães, bem como à montanha e à praia, favorecem a descoberta das curiosidades históricas da região, a singularidade do seu artesanato, a gastronomia local, o vinho verde e autenticidade das pessoas.