Árvores de interior
as árvores de interior atraem as baratas pelo calor e humidade que oferecem, devendo ter-se especial cuidado com a utilização de oliveiras e seringueiras, que são duas das árvores que mais atraem este tipo de insetos. Isso significa que nunca devem ser colocados na cozinha, pois é o espaço da casa que mais atrai as baratas quando ali encontram restos de comida.
Árvores cítricas
embora sejam muito apreciadas nos jardins tanto pelo aroma como pelos frutos que oferecem, não são recomendadas se se pretende afastar as baratas. O seu clima quente e o calor que emitem fazem deles um refúgio ideal para este tipo de pragas. Portanto, neste caso será aconselhável eliminar este tipo de plantas de locais próximos da cozinha, e sempre o mais longe possível do jardim.
Plantas tropicais
as baratas adoram climas quentes e as plantas tropicais oferecem o ambiente ideal para elas. É importante evitar ter algumas variedades de plantas tropicais em áreas próximas da cozinha, como orquídea ou cróton. Manter essas plantas afastadas reduzirá as possibilidades de atrair baratas.
Plantas em estado de decomposição
assim como acontece com os alimentos, as baratas são atraídas pelas plantas que estão em estado de decomposição, por isso, se houver um arbusto que começou a apodrecer, o melhor a fazer é deitá-lo fora. Além disso, deve-se levar em consideração que os próprios troncos dessas plantas podem se tornar refúgios para esses insetos. Portanto, com qualquer planta que tenha iniciado seu processo de decomposição, o melhor é descartá-la.