Partilhar

Dia Mundial da Saúde: privados com mais queixas no primeiro trimestre

Atrasos no atendimento, mau atendimento, cobrança indevida, falta de informação e dificuldades no agendamento entre os principais motivos de reclamação dos utentes no público e no privado.

5 Abril 2024
Sandra M. Pinto

No primeiro trimestre do ano, os utentes registaram no Portal da Queixa mais de mil reclamações contra o setor da Saúde, um aumento na ordem dos 11%, face a 2023. Os prestadores de cuidados de saúde privados foram os mais visados com 723 queixas. Já o SNS recebeu 446 reclamações. Atrasos, mau atendimento, cobrança indevida, falta de informação e dificuldades no agendamento são os principais motivos de contestação dos utentes este ano. 

Em Portugal, continua a aumentar a insatisfação dos utentes com o setor da Saúde, revela um estudo do Portal da Queixa efetuado por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se assinala no dia 7 de abril. O prestadores de cuidados de saúde privados são os que geram mais queixas.

Entre os dias 01 janeiro e 31 março de 2024, foram apresentadas no Portal da Queixa 1169 reclamações relacionadas com a área da Saúde, um crescimento de 10.6%, em comparação com o período homólogo de 2023, onde se registaram 1057 queixas. O setor privado, não só, continua a ser o mais visado, como também assiste a um aumento de 19.5% das ocorrências, face a igual período do ano anterior. No entanto, no setor público observa-se, este ano, uma redução de 1.3% no número de reclamações.

Segundo os dados do Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação dos utentes dirigidos às entidades de saúde do sistema público — onde se incluem os hospitais e maternidades; centros de saúde/unidades de saúde familiar e emergência média — estão a demora no atendimento, a gerar 30.3% das queixas. São reportados casos de utentes que chegam aos hospitais, mas que demoram para ser atendidos, ou alegam atrasos para realizações de consultas ou exames.

Segue-se o mau atendimento (26,5%); onde os utentes reclamam da forma como são atendidos pelos vários profissionais de saúde (auxiliares, enfermeiros e médicos).

dificuldade no agendamento de procedimentos (consultas, exames, análises) acolhe 8.1% das ocorrências registadas no setor público e a falta de informação por parte dos organismos é denunciada em 5.7% das queixas. Já o quinto motivo mais invocado (5.4%) refere-se à dificuldade no contacto com a entidade de saúde. Os utentes apontam problemas para entrar em contato com as entidades por meio de telefone, e-mail e outros meios.

Setor privado é o mais reclamado: 61,8%

Relativamente ao sistema privado, a motivar a insatisfação sobre os prestadores de cuidados de saúde lideram também as queixas por demora no atendimento (16.9%); a cobrança indevida (16%); o mau atendimento(13,4%); a falta de informação (11.8%) e a dificuldade no agendamento de procedimentos a recolher 5,6% das reclamações geradas no primeiro trimestre.

A análise permitiu aferir que, entre as queixas dirigidas aos prestadores de saúde privados, são os Grupos de Saúde Privados que acolhem maior número de reclamações (27.9%), seguem-se as Clínicas Dentárias a absorver 7.1% e as Clínicas Médicas a recolher 5.9% das queixas.

No entanto, foi a categoria Farmácias e Parafarmácias a que mais cresceu no setor privado este ano, com uma subida na ordem dos 69%. Foram 204 queixas no primeiro trimestre de 2024, face às 121 queixas de 2023.

Já no setor público, o SNS ocupa uma fatia de 38.2% no total de reclamações registado no primeiro trimestre, sendo a categoria ‘Hospitais e Maternidades’ a que mais pesa com 20.9% de queixas publicadas no Portal da Queixa.

Entidades de saúde mais visadas

O grupo Saúde CUF e o grupo Lusíadas Saúde são os grupos de saúde mais visados no setor privado, com 12.6% e 7.5% de reclamações, respetivamente. No que se refere ao SNS, lideram o ranking o Hospital Beatriz Ângelo (Loures) e o Hospital de Santa Maria (Lisboa), ambos com uma fatia de 1.8% de queixas.

Na reclamação dirigida ao SNS, um dos utentes queixou-se de solicitar uma consulta para um problema de coração, em fevereiro, e reporta que a mesma foi agendada para julho.

Outro utente denuncia a longa espera no Hospital Pedro Hispano (Matosinhos), onde relatou uma possível arritmia pelas 9h00 e alega ter sido atendido pelo médico pelas 17h00.

De referir que, a análise do Portal da Queixa abrangeu 12 categorias e 299 entidades de saúde do sistema público e privado. Nos prestadores de cuidados de saúde privados, enquadram-se os Grupos de Saúde Privados, as Farmácias e Parafarmácias, as Clínicas Médicas, Clínicas Dentárias, os Laboratórios e Análises Clínicas e os Centros de Diagnóstico de Imagiologia e Radiologia.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 12 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 12 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 12 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 13 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 13 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 13 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 13 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 14 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 15 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 16 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 17 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 17 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 17 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 17 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 18 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 18 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 18 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 20 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 20 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.