Esforço excessivo
Quando sobrecarregamos a musculatura, as articulações e outras estruturas das pernas, a dor pode surgir. Isso acontece, por exemplo, quando permanecemos em pé durante muito tempo, após uma caminhada ou corrida e após a prática desportiva. Em geral, esse tipo de dor desaparece espontaneamente ou com auxílio de analgésico ou relaxantes musculares.
Mas caso a dor na perna seja muito intensa e incapacitante, é fundamental procurar um ortopedista o quanto antes para que o médico possa identificar se sofreu algum tipo de lesão mais séria e indicar o tratamento adequado.
Lesão no menisco
Em muitos casos, a dor na perna tem origem noutras partes do corpo. A lesão no menisco, por exemplo, pode ser decorrente de traumas ou desgastes e causar dor, travamento e sensação de estalo nos joelhos.
Nesse caso, o tratamento inclui sessões de fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.
Artrite/artrose
A artrite causa uma inflamação articular que aumenta o atrito entre ossos e outras estruturas e a artrose é uma evolução dessa inflamação, que fica mais acentuada com o passar do tempo. Dor nas pernas, rigidez, inchaço, calor e vermelhidão são sintomas clássicos.
O tratamento de ambas inclui medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia que ajuda a reduzir a dor e melhorar o movimento articular.
Alterações na coluna
A dor nas pernas pode ter origem na coluna. O sistema musculoesquelético apresenta diversas conexões. Dessa forma, problemas na coluna, (hérnias de disco, inflamação no ciático e outras) podem refletir-se em membros inferiores.
Nesse caso, é necessário identificar e tratar a alteração na coluna para que a dor nas pernas seja aliviada.