. Monólogos que costumam ser comuns entre os seres humanos. Porque, longe de pensar que só nós os fazemos, é fácil perceber que há muitas pessoas que o praticam. São solilóquios e há muitas razões pelas quais recorremos a eles.
Ajudam-nos a esclarecer o que sentimos, a organizar os nossos pensamentos, como ensaio verbal para aprender e reter informações ou como forma de nos motivarmos como reforço positivo. Também utilizamos essas práticas para simular interações sociais com o objetivo de preparar um discurso ou conversa complexa, processar informações complexas e decompô-las em outras mais simples ou como compensação da solidão e para se sentir acompanhado.
Falar sozinho é um comportamento muito difundido entre as pessoas, embora a frequência e os motivos possam variar dependendo de fatores individuais e contextuais. Não se limita a um tipo específico de personalidade ou caráter, mas é uma ferramenta que utilizamos para atingir diversos propósitos cognitivos e emocionais. Da mesma forma, o stresse ou a ansiedade também podem aumentar o uso de solilóquios como forma de acalmar ou autorregular, assim como são comuns em pessoas que passam mais tempo sozinhas.
Esse diálogo com nós mesmos ajuda-nos a colocar em funcionamento diferentes processos cognitivos.
E, acima de tudo, este tipo de ação ajuda-nos a pensar sobre o que pensamos; Ou seja, favorece os nossos processos mentais , o que se conhece como metacognição, o ato de raciocinar sobre o próprio raciocínio ou, por outras palavras, a capacidade de desenvolver a consciência e o controle sobre os processos de pensamento e aprendizagem, aponta Pereira.
Desenvolver o hábito de falar sozinho pode oferecer inúmeros benefícios que melhoram a memória e o aprendizagem, a organização do pensamento, a regulação emocional, a concentração , a automotivação, a preparação para eventos importantes ou conversas complicadas e a redução da solidão.
Falar sozinho torna-se um problema quando interfere na vida quotidiana. “Ou seja, quando nos impede de realizar atividades normais ou quando afeta o nosso relacionamento com outras pessoas.