Partilhar

Estudo revela que jejum intermitente pode ajudar diabéticos de tipo 2 a controlar o açúcar no sangue

Um novo estudo descobriu que o jejum intermitente pode ser uma intervenção inicial eficaz para os diabéticos de tipo 2, em vez da medicação.

8 Julho 2024
Forever Young

De acordo com um novo estudo, o jejum intermitente pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 em fase inicial a melhorar os seus níveis de açúcar no sangue, a perder peso e a baixar a tensão arterial, refere a EuroNews

«Para o ensaio, cerca de 400 participantes na China tomaram os medicamentos antidiabéticos, metformina ou empagliflozina, ou seguiram um plano de jejum intermitente 5:2, em que as pessoas jejuavam durante dois dias não consecutivos da semana e passavam os outros cinco a tomar um pequeno-almoço e um almoço normais e a comer um substituto de refeição ao jantar», é relatado

No final do estudo de 16 semanas, os participantes que adoptaram a dieta 5:2 registaram uma redução do nível de açúcar no sangue de 1,9%, em comparação com 0,3% e 0,4% entre os que tomaram os medicamentos.

 

Os resultados, publicados na revista JAMA Network Open, sugerem que as intervenções no estilo de vida podem ser mais eficazes do que os medicamentos para as pessoas com excesso de peso e com diabetes de tipo 2 recentemente diagnosticada, segundo os investigadores de nove centros médicos chineses.

“Estou convencida de que os protocolos de jejum e a perda de peso com mudanças no estilo de vida são muito importantes e devem ser sempre a base de referência”, disse à Euronews Health Alexandra Kautzky-Willer, diretora da divisão de endocrinologia e metabolismo da Universidade Médica de Viena, que analisou os resultados mas não participou no estudo.

Em todo o mundo, cerca de 1 em cada 10 adultos – 537 milhões de pessoas – tem diabetes, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.

A diabetes tipo 2 está associada à obesidade e à baixa atividade física e, embora medicamentos como a insulina e os medicamentos para perda de peso possam ajudar os doentes a gerir a doença, a investigação mostra que as mudanças na dieta e noutros estilos de vida são fundamentais para reduzir os riscos para a saúde.

“Neste momento, temos tantos medicamentos novos”, disse Kautzky-Willer, como os medicamentos para perda de peso e para a diabetes Ozempic e Wegovy.

“É bom ter tanto a dieta como, se necessário, os medicamentos a longo prazo, porque a diabetes tipo 2 é uma doença crónica para toda a vida”.

O ensaio foi financiado pela Beijing MetabolicControl Technology Co Ltd, que fabrica o substituto de refeição de baixas calorias utilizado no estudo, embora os investigadores tenham afirmado que tal não teve qualquer impacto nos resultados.

Os investigadores afirmaram ainda que é necessária mais investigação para saber se foi a perda de peso ou a própria abordagem do jejum 5:2 que melhorou os níveis de açúcar no sangue e quais são os resultados a longo prazo das intervenções no estilo de vida para o controlo da diabetes.

investigação do Reino Unido, por exemplo, concluiu que, embora muitos doentes com diabetes tipo 2 tenham inicialmente perdido peso e atingido a remissão, apenas 13% continuavam em remissão ao fim de cinco anos.

Mesmo assim, durante um período de 12 anos, a remissão da diabetes está associada a um menor risco de complicações cardíacas e renais em comparação com os doentes que nunca estiveram em remissão.

Uma vez que pode ser difícil manter o aumento de peso e a diabetes tipo 2 à distância, um plano que envolva apenas dois dias de jejum intermitente pode ser mais fácil de manter do que uma mudança de dieta mais extrema, disse Kautzky-Willer.

Mais Recentes

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 8 horas

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 8 horas

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 8 horas

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 9 horas

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 9 horas

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 10 horas

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 11 horas

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 11 horas

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 12 horas

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 14 horas

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 14 horas

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 14 horas

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 15 horas

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 15 horas

É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal

há 15 horas

Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa

há 16 horas

Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon

há 16 horas

Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal

há 16 horas

Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença

há 17 horas

As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.