Partilhar

Opinião: Será verdade que esta cirurgia não é para homens?

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde Professor da FMUP Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

17 Julho 2024
Forever Young

A obesidade é a doença mais prevalente em todo o mundo, com quase mil milhões de pessoas afetadas, e é responsável por cerca de 10% de todos os gastos em saúde nos países desenvolvidos. Tem efeitos negativos na saúde e está associada a um aumento de múltiplos riscos, incluindo de mortalidade. Afeta igualmente homens e mulheres e a sua incidência tem aumentado em todas as faixas etárias. No entanto, o sexo masculino

Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde

desenvolve mais doenças associadas à obesidade como a diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alterações no colesterol ou apneia do sono.

A cirurgia metabólica é o tratamento com melhor resultado a curto e longo prazo. Tem demonstrado ser uma intervenção extraordinariamente segura, com uma ótima relação custo-eficácia e com o mesmo grau de sucesso em ambos os sexos, mas no acesso à cirurgia bariátrica existe um claro desequilíbrio de géneros, sendo que cerca de 80% dos doentes operados são mulheres.

Estas parecem estar mais alertas para os problemas de saúde associados à obesidade. São muito mais propensas a serem submetidas a cirurgia mais cedo na vida, enquanto os homens esperam muito até terem mais comorbilidades. Diversos estudos demonstram que as pacientes do sexo feminino submetidas a cirurgia são mais jovens e têm menor carga de doença.

A redução da qualidade de vida das mulheres, principalmente relacionada com a autoestima, vida sexual e défices de mobilidade, poderá afetar a sua decisão de procurar a cirurgia metabólica. Apesar de apresentarem quase sempre um menor IMC, as mulheres jovens e caucasianas são as que relatam maior impacto da obesidade no seu dia a dia.

Adicionalmente, os problemas de fertilidade e os riscos associados a uma gravidez com obesidade também estimulam bastantes jovens a procurar uma solução na cirurgia metabólica.

A maior proporção de mulheres jovens a serem submetidas a cirurgia bariátrica pode também dever-se às fortes pressões culturais e sociais na procura de um corpo ideal.

Em contraste, as pressões culturais, sociais e reprodutivas representam um menor estímulo para os homens com obesidade procurarem tratamento. Comparados com as mulheres têm, normalmente, menor noção do seu peso real, menor insatisfação com os seus quilos a mais e menos tentativas de tratamentos prévios. Tipicamente, os homens procuram a cirurgia numa idade mais avançada e com mais doenças associadas, o que aumenta o risco de complicações e de mortalidade.

Num estudo científico que avaliou especificamente homens submetidos a cirurgia bariátrica, concluiu-se que estes associavam a ideia da cirurgia a vaidade e a critérios estéticos, com os quais não se identificavam e que apenas a ocorrência de uma complicação de saúde (como um enfarte) os fez compreender a gravidade da obesidade e a necessidade de procurar um tratamento eficaz.

É, pois, importante perceber que homens e mulheres podem ter motivações diferentes para procurar a cirurgia como solução para a doença da obesidade, e que todas são válidas e estão sempre associadas a uma diminuição franca da qualidade de vida, quer seja numa vertente física, psicológica ou social. A cirurgia metabólica permite recuperar a qualidade de vida e encarar o futuro com maior satisfação e expectativa de anos de vida saudáveis.

Mais Recentes

Rita Ribeiro celebra no Teatro Variedades, no Parque Mayer, os 50 anos de carreira

há 34 minutos

Peça de teatro 1984 de George Orwell estreia em Aveiro

há 2 horas

Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa ao Alentejo

há 2 horas

É ver para crer: isto não é bruxaria, é Inteligência Artificial!

há 3 horas

Aumentar a libido para diminuir o stress? Sim, é possível

há 19 horas

65% dos consumidores decidem comprar com base nas promoções que surgem na Black Friday e na Cyber Monday

há 19 horas

Novembro traz mais uma edição do ‘UTAD Alumni Wine & Cheese Collection’

há 20 horas

Este hotel tem um desafio para lhe fazer: experimentar a apanha da azeitona à moda alentejana. Aceita?

há 21 horas

Neste restaurante vai encontrar, além de boa comida, um “Altar dos Mortos”: tudo by Chakall

há 22 horas

Há um mercado dedicado a si, verdadeiro amante de chocolate: o melhor é que é gratuito

há 22 horas

Venha connosco e brinde ao Wine Social Club: evento celebra décima edição

há 1 dia

Apetece-lhe um brunch? Este restaurante disponibiliza um dos mais completos com assinatura do chef Vítor Sobral

há 1 dia

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada lançam livro que pretende educar o público jovem para a igualdade de género

há 1 dia

Primeiros Socorros Psicológicos: existem e este manual ensina como devem ser postos em prática

há 2 dias

Orgasmo depois dos 50 anos: conheça as principais dicas e estratégias para o conseguir

há 2 dias

Rum: conheça a história da bebida favorita dos piratas (que está na moda)

há 2 dias

10 factos estranhos (mas verdadeiros) que são difíceis de acreditar

há 2 dias

10 alimentos com quase zero calorias (alguns deles podem surpreender)

há 2 dias

Liam Payne: é lançada hoje a primeira canção póstuma do cantor recentemente falecido

há 2 dias

Da perda de peso até uma maior longevidade: conheça os 10 (incríveis) benefícios de andar a pé

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.