No âmbito das suas funções de monitorização e supervisão dos mercados de energia, a ERSE quer avisar os consumidores sobre a melhor forma de procederem quando confrontados com situações deste tipo: o organismo recorda que, sendo o regulador do setor energético, não vende energia, nem contacta os consumidores nas suas casas para ver contadores ou faturas. A ERSE só comunica diretamente com os consumidores quando é por eles previamente contactada, revela a Executive Digest.
“Com este alerta, a ERSE procura informar os consumidores de forma rápida e simples relativamente a situações que possam suscitar dúvidas ou que sejam objeto de reclamações e pedidos de informação, fornecendo conselhos sobre a melhor forma de atuar relativamente à má prática”, refere, em comunicado.
“Num setor onde é fundamental reforçar a literacia energética e salvaguardar os direitos dos consumidores, a ERSE considera que a prevenção é uma ferramenta crucial, atribuindo prioridade a ações de informação e formação, de modo a potenciar a participação esclarecida dos clientes de eletricidade e gás natural”, conclui.