Quando é considerada uma noite quente? Existem termos diferentes dependendo da temperatura que se sente no ambiente quando o sol se põe. Falamos de noites tropicais quando o termómetro não desce abaixo dos 20ºC, de noites equatoriais quando estão acima dos 25ºC e, por fim, são infernais quando ultrapassam os 30ºC.
Ao estudar dados da National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, a fundação Sleep.org recomenda colocar em prática um método egípcio incomum que ajuda a dormir bem em noites muito quentes. Para isso, devem ser usados lençóis molhados e frios. Por mais louco que possa parecer, isso ajuda a diminuir a temperatura corporal e proporciona um estado de relaxamento que facilita o adormecer.
Antes de ir para a cama, molhe o lençol com água fria. Devem estar húmidos, mas não encharcados, por isso é importante drenar o excesso de água para que não escorra, apenas até que estejam frescos e húmidos o suficiente.
Uma bolsa de gelo ou panos molhados são outras alternativas eficazes que permitem desfrutar de uma noite fresca enquanto protegem o colchão.