Serão estas as cidades que mais se preocupam com o ambiente?

Existem alguns bons exemplos de localidades que têm ativamente procurado minimizar a sua pegada ambienta.

Todos estamos já cientes dos riscos que o nosso Planeta enfrenta. Desde o problema dos plásticos, até aos níveis elevados de poluição e aquecimento global. Mais do que nunca reconhecemos de forma global a importância de cuidarmos melhor dos nossos recursos naturais.

Existe ainda uma elevada necessidade de aprovar medidas mais ambiciosas que sejam capazes de proteger o nosso futuro na Terra. Todavia existem já bons exemplos de países e cidades que parecem estar a seguir num bom rumo.

Eis alguns dos principais exemplos capazes de inspirar o resto do mundo.

 

  1. São Francisco, EUA

Esta é a terra-natal de muitas das principais empresas tecnológicas. Conhecida por ser uma cidade bastante progressiva, São Francisco têm vindo a adotar ao longo dos anos diversas ambiciosas políticas ambientais. Em 2012, a cidade anunciou que 80% do seu lixo iria ser destinado a infraestruturas de reciclagem. De resto, em termos energéticos, existem centenas de edifícios nesta cidade que cumprem os mais elevados padrões de sustentabilidade.

 

  1. Singapura

Esta conhecida cidade-estado é um exemplo de inovação para o resto do mundo, tanto em termos arquitetónicos, como ambientais. Os icónicos jardins “Garden By the Bay” representam uma incrível estrutura “alimentada” a energia solar. Este tipo de construção que envolve a natureza de uma forma absoluta tornou-se rapidamente uma tendência nesta cidade, desde então muitos são os edifícios e estruturas que procuram incorporar e respeitar a vegetação de uma forma mais sustentável.

 

  1. Vancouver, Canadá

É fácil perceber o porquê de Vancouver ser uma cidade tão preocupada com o ambiente. Esta rodeada de natureza, desde as montanhas geladas até ao imenso oceano pacífico. Esta é uma cidade que respeita os elementos naturais que a caracterizam. Privilegia um número elevado de mercados locais com produtos biológico, tem uma vasta rede de bebedouros públicos e promove ativamente a via pedestre ou o uso de bicicleta. O seu objetivo para 2021 é reduzir em 33% as emissões de carbono e plantar mais de 150 000 árvores.

 

  1. Nova Iorque, EUA

Quando pensamos numa cidade ecologicamente sustentável dificilmente nos lembramos de Nova Iorque. Esta é uma das maiores metrópoles do mundo, um local repleto de milhões de pessoas e edifícios. No entanto existem alguns dados que assinalam os seus esforços ambientais. É a cidade dos EUA que apresenta uma menor taxa de compra de carro. A maior parte da população circula de metro, a pé ou através de serviços carsharing. Tudo isto contribui para umas emissões per capita extremamente reduzidas. De resto o facto de a maior parte das pessoas viverem em enormes arranha-céus contribui para que se partilhem mais recurso e se ocupe menos espaço.

 

  1. Seoul, Coreia do Sul

Esta é considerada uma das primeiras smart cities do mundo. Aqui a tecnologia é uma força dominante que determina grande parte da vida pública e do planeamento da cidade. Os cidadãos partilham de forma aberta dados sobre a sua cidade. Muita desta informação é usada para tornar os transportes públicos mais eficientes. Todos os residentes são premiados pelos seus esforços sustentáveis.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...