<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Direção-Geral da Saúde: recomendações para se prevenir perante as poeiras vindas dos desertos do norte de África

30 Julho 2024
Forever Young com Lusa

Uma massa de ar proveniente dos desertos do norte África deve atravessar Portugal continental na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda “cuidados redobrados” à população mais sensível como crianças e idosos.

 

“Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando as regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, adiantou a DGS em comunicado.

Segundo a direção-geral, esta massa de ar transporta poeiras em suspensão, estando previsto que atravesse Portugal continental na terça-feira com partículas inaláves que têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível – crianças e idosos – “cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.

A DGS recomenda que a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Já as crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, como a asma, e doentes cardiovasculares, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, devem também permanecer no interior dos edifícios, preferencialmente com as janelas fechadas, sempre que isso for viável, salientou o comunicado.

A DGS adianta ainda que os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e, em caso de agravamento de sintomas, contactar a Linha Saúde 24 ou recorrer a um serviço de saúde.

Mais Recentes

Piscina, sabores do Alentejo e tradição no forno de lenha: são assim os domingos de verão neste restaurante

há 6 horas

O verão está à porta: é a altura certa para experimentar duas novas massagens (linfática e modeladora)

há 6 horas

Já não precisa de gastar uma fortuna para ter vestuário de luxo: se for a este evento vai conseguir peça únicas desde os 10 euros (acredite que é verdade)

há 6 horas

Se acha que conhece os seus conterrâneos, pense outra vez: “Conheça os Tugas” vai tirar-lhe todas as dúvidas (ou quase)

há 7 horas

Grupo hoteleiro português cimenta a sua estratégia de internacionalização: o objetivo passa pela abertura de 3 novas unidades num destino de sonho

há 7 horas

«Aumentam os casos de linfoma raro associado a implantes mamários na última década», alertam autoridades

há 7 horas

Salário mínimo: valor e descontos a que deve estar atento (para preservar a saúde da sua carteira saiba quanto vai receber a mais este ano)

há 8 horas

Ausonia Discreet lança movimento de sensibilização para a saúde pélvica feminina

há 9 horas

Perder peso sem ir ao ginásio? Sim, é possível (descubra os 7 segredos para o conseguir)

há 9 horas

Ninguém diria, mas este é mesmo o país mais seguro para viajar

há 9 horas

Não é para todos: os 5 perfumes dos milionários que custam mais que um carro

há 9 horas

Manuel Luís Goucha troca a TVI pelo Lidl com “Programa de fim de semana”

há 9 horas

Um dos melhores azeites do mundo tem uma origem improvável: a terra da caipirinha

há 9 horas

Desde perfumar a roupa de cama até dar brilho aos cabelos: espante-se com as 12 utilidades da vodka (além de se beber)

há 10 horas

E se a meio de um cozinhado ficasse sem ovos? Calma: com estes 4 truques resolva a situação

há 10 horas

Não vire as costas: estes são os principais fatores que impactam o seu bem-estar

há 11 horas

Entrevista: «A esclerose múltipla não é fácil de diagnosticar; é uma doença complexa com muitos sintomas diferentes», Miguel Rato, neurologista

há 12 horas

Opinião: « 5 cuidados com o cabelo que deve ter durante o verão», Augusto Guerreiro, especialista em Medicina Capilar

há 12 horas

Ninguém lhes resiste, mas há um motivo que, apesar de passar despercebido, faz gastar demais nos saldos 

há 13 horas

Ainda não decidiu onde vai passar as suas férias? Por menos de 30 euros pode arrendar uma casa num destino de sonho (aqui bem perto)

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.