Uma enxaqueca típica passa por algumas etapas:
Pródromo. 1 a 3 dias antes de uma enxaqueca pode notar os primeiros sinais subtis de um episódio de enxaqueca.
Aura. Algumas pessoas apresentam visão embaçada, luzes a piscar ou dormência ou formigamento no rosto que se espalha pelo braço 10-30 minutos antes do início da enxaqueca.
Dor de cabeça. Este é o pico de uma crise de enxaqueca. Dura entre 4 e 72 horas.
Pósdromo. De 24 a 48 horas após um ataque, a pessoa pode sentir-se esgotada, cansada e confusa.
Sinais a que deve estar atento
Sensibilidade à luz e ao som. Podem começar dias antes de uma dor de cabeça real. Para algumas pessoas, ruídos altos, luzes e cheiros fortes podem desencadear uma enxaqueca.
Vontade de comer doces. Desejo forte de comer coisas doces, é um sinal generalizado de uma enxaqueca iminente. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca relatam vontade de comer chocolate, enquanto outros refrigerante ou outros doces.
Pressão nos ouvidos. Há quem relate pressão no ouvido ou orelhas tapadas alguns dias antes de um episódio.
Mudanças de humor e inquietação. Mudanças rápidas de humor ou apenas uma sensação persistente de inquietação ou ansiedade, como se algo não estivesse bem, podem ser o único sintoma inicial.
Fadiga e rigidez na nuca. São os sinais de alerta mais comuns de uma enxaqueca.
Problemas com as necessidades fisiológicas. Aumento da micção, indigestão, obstipação ou diarreia são sinais comuns de uma enxaqueca iminente.
Bocejos frequentes e formigamento na língua. Sensações estranhas e incomuns, como bocejar sem parar, formigamento na língua e pernas inquietas.
Sentir odores que não existem. São os chamados “odores fantasmas”. As pessoas que apresentam esse sintomas sentem odores que não existem.