Partilhar

Se tem o desejo de conhecer Cabo Verde, há ilhas com desconto de 40% em viagens de avião

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje, no parlamento, a criação de um novo regime de preços com descontos de 40% em ligações de avião de e para três ilhas com mercado interno diminuto.

31 Julho 2024
Forever Young com Lusa

De acordo com o chefe do Governo, o regime vai abranger as ilhas do Maio, São Nicolau e Brava, sendo que, nas ligações para esta última, que não tem aeródromo, consideram-se as viagens até ou a partir da vizinha ilha do Fogo.

As ligações aéreas em Cabo Verde têm sido alvo de várias queixas sobre falhas na operação, mas também irregularidade ou preços das passagens elevados.

Desde fevereiro que as ligações domésticas são feitas pela Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV), depois de a concessionária Bestfly ter deixado o país.

No debate sobre o Estado da Nação, o primeiro-ministro reafirmou que, com a estabilização dos transportes aéreos interilhas, o país vai implementar um regime de obrigação de serviço público, para fixar rotas e frequências mínimas que o operador deverá cumprir mediante contrato.

Entretanto, o líder parlamentar do maior partido da oposição (PAICV), João Batista Pereira, considerou que o Governo não foi capaz de construir um sistema de transportes integrado, competitivo e seguro, para a unificação do mercado e a redução das assimetrias económicas entre as ilhas.

“Prometeu-se uma frota moderna e segura e linhas regulares interilhas, mas isso continua a ser uma miragem”, criticou o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde.

Na sua intervenção inicial, o primeiro-ministro enumerou políticas e investimentos nos mais variados setores do país, mas reconheceu que ainda existem problemas que afetam a vida das pessoas como o desemprego e a pobreza.

Por isso, disse que o objetivo é reduzir o desemprego para menos de 10% até 2026, reduzir a pobreza global para menos de 20% e eliminar a pobreza extrema em 2026.

Mais emprego bem remunerado para os jovens, maior resiliência face a choques externos e duplicação do potencial do crescimento económico são outros “desafios a vencer” por Cabo Verde, ainda segundo o primeiro-ministro.

“Temos o desafio de manter a nossa democracia forte e prestigiada e protegê-la das ameaças do populismo, do extremismo e da massificação de ‘fake news’ nas redes sociais”, prosseguiu, entendendo, mesmo assim, que o estado da Nação é de “resiliência, compromisso e confiança”.

Por sua vez, o presidente do grupo parlamentar do PAICV referiu que o estado da Nação é de “degradação social, convulsão laboral e degradação institucional”.

Já o vice-presidente do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), Celso Ribeiro, disse que a Nação cabo-verdiana está “em transformação e confiante”, com recuperação económica, crescimento, com mais emprego e menos pobreza extrema.

“Neste momento, mesmo com a crise pandémica pelo meio, estamos a crescer quase cinco vezes mais que o crescimento deixado pelo PAICV”, referiu o deputado do partido que sustenta o Governo.

Por sua vez, o presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, disse que a Nação cabo-verdiana “não está bem”, e apontou várias razões, entre as quais milhares de pessoas sem acesso a cuidados primários de saúde ou elevada dívida pública.

O deputado também notou que o país ainda enfrenta “grandes dificuldades” de ligação entre as ilhas, “grande incapacidade” no combate ao tráfico e consumo de droga e considerou que a classe empresarial tem “grandes dificuldades” no acesso ao financiamento.

O tradicional debate sobre o estado da Nação marca o fim do ano parlamentar em Cabo Verde.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 2 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 3 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 3 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 3 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 4 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 4 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 4 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 4 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 5 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 5 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 5 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 5 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 6 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 6 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 6 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 6 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 6 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 8 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 8 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.