Partilhar

Se não quer chegar ao fim do mês sem dados móveis siga estas dicas e saiba como economizar

No Verão, o consumo de dados móveis aumenta. E é compreensível, afinal, estamos mais fora de casa a aproveitar o calor e o sol para estar na praia, na esplanada ou até mesmo passear. Para quem que não consegue estar offline durante muito tempo, a DECO PROteste deixa dicas que ajudam a poupar dados móveis. 

20 Agosto 2024
Forever Young com DECO

Dependendo do tipo de tarifário e da quantidade de dados disponível, se esse limite for ultrapassado a factura dispara.

Vídeos, jogos e redes sociais são os maiores responsáveis pelo consumo de dados.

As aplicações de streaming de vídeos, como a Netflix ou o YouTube, são as principais responsáveis pelo consumo de dados móveis. A Netflix consome 0,3 GB por hora na definição padrão, 1 GB em HD, 3 GB em Full HD e cerca de 7 GB em Ultra HD (4K). Já o YouTube consome 0,5 GB por hora em SD, aproximadamente 1,1 GB por hora em HD, 2,25 GB por hora em Full HD e 9 GB por hora em 4K.

No caso das redes sociais de vídeos curtos, como o TikTok, um vídeo de 15 segundos requer em média cerca de 4 MB de dados. À medida que faz scroll pelo feed, os vídeos transmitidos continuamente fazem com que o volume de dados gastos disparem. Na definição padrão, uma hora de utilização contínua consome em média 840 MB de dados, embora possa variar consoante o conteúdo. O Instagram Reels, na definição padrão, consome cerca de 1,2 GB por hora, e o YouTube Shorts, o mais poupado, soma aproximadamente 360 MB de dados para uma hora de consumo.

À semelhança das aplicações de streaming de vídeo, as redes sociais também são uma grande fonte de consumo de dados. Ao fazer scroll pelo Instagram é possível gastar, em média, entre 90 e 300 MB de dados numa hora. Os jogos, por outro lado podem levar um utilizador a gastar entre 50 e 100 MB por hora de jogo.

Truques para poupar dados móveis:

Redes Wi-Fi gratuitas

Ligue-se, sempre que possível, a uma rede Wi-Fi. Hotéis, restaurantes, aeroportos, cidades com rede Wi-Fi gratuita… Existem centenas de locais onde pode prescindir do uso dos dados móveis. Os telemóveis usam, por predefinição, as redes Wi-Fi em vez dos dados móveis e, se estiver quase sempre ligado a Wi-Fi grátis e a hotposts, irá conseguir uma grande economia de dados móveis.

No entanto, lembre-se de que não deve usar uma rede pública para operações que exijam segurança, como aceder ao seu banco. Nestes casos, use os seus dados móveis ou uma ligação Wi-Fi segura.

Desactive downloads e actualizações com dados móveis

Ao fazer downloads ou actualizações de aplicações com os seus dados móveis também pode estar a gastar um grande volume de dados. Certifique-se de que os downloads de apps são realizados apenas quando estiver ligado a uma rede de Wi-Fi.

Veja que aplicações consomem mais dados

A melhor forma de poupar dados móveis é identificar as aplicações que estão a ser responsáveis pelo maior consumo. Por exemplo, se chegar à conclusão que gasta quase todos os dados no YouTube, poderá tentar reduzir o número de vídeos que visualiza fora de casa ou baixar a qualidade dos vídeos.

Evite a reprodução automática de vídeos

Ao navegar nas redes sociais, os vídeos e outros conteúdos são automaticamente reproduzidos, uma configuração que é responsável por um consumo muito elevado de dados móveis. O Instagram, por exemplo, não permite desactivar a reprodução automática de vídeos. No entanto, noutras aplicações, bastam alguns cliques para desactivar esta opção.

No WhatsApp, por exemplo, basta ir a Definições > Armazenamento e dados e, em Descargas automáticas, escolher apenas a ligação Wi-Fi para fotografias, ficheiros de áudio, vídeos e documentos.

Active o modo de economia de dados

Há várias aplicações que contam com o recurso de economia de dados, tanto em dispositivos Android como em dispositivos iOS, da Apple. Os sistemas operativos da Google e da Apple já contam com essa opção de forma nativa, mas a funcionalidade integrada em algumas aplicações, como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube ou Chrome, dá um controlo ainda maior do consumo de dados.

Controle o consumo de dados

Tente controlar o volume de dados que está a consumir e active os limites de uso de dados. Pode fazê-lo directamente no seu telemóvel Android através das definições. No iPhone poderá usar aplicações de terceiros. É possível, ainda, ir consultando o saldo usando o serviço do seu operador de telecomunicações. Receba um aviso quando atingir o consumo de 80% do pacote de dados. Lembre-se, contudo, que este aviso poderá chegar tarde de mais para tentar reequilibrar o seu consumo até ao final do período de contagem.

Faça downloads do que necessita para usar offline

Prefira usar algumas aplicações em modo offline. As apps de navegação por GPS, como o Google Maps, por exemplo, permitem descarregar mapas para usar sem internet. Plataformas de streaming de séries e filmes, como a Netflix, a Amazon Prime ou a Max, também permitem fazer download prévio de conteúdos para ver offline.

Verifique se o seu tarifário ainda é o mais adequado

Se depois de alterar estas configurações perceber que o tarifário que usa actualmente não é suficiente para a sua utilização, procure um tarifário mais adequado às suas necessidades, com a ajuda do simulador da DECO PROteste.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 10 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 10 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 10 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 11 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 11 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 11 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 11 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 11 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 12 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 12 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 12 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 13 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 13 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 13 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 13 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 13 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 13 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 15 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 16 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.