Partilhar

Entre os 100 melhores cirurgiões vasculares do mundo há um português: venha conhecê-lo

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) anuncia que o cirurgião vascular e professor catedrático José Fernandes e Fernandes, antigo director da instituição, foi recentemente homenageado com a inscrição do seu nome no prestigiado livro “Legends, Leaders, Pioneers – Cirurgiões que construíram a cirurgia vascular”. Esta obra, publicada pela Society for Vascular Surgery (SVS) dos Estados Unidos, destaca 100 cirurgiões de todo o mundo que tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da cirurgia vascular.

20 Agosto 2024
Forever Young

 

O livro presta tributo aos cirurgiões que, pela sua contribuição essencial na evolução das técnicas e diagnósticos, tornaram a cirurgia vascular uma especialidade de referência no campo da Medicina. O professor catedrático José Fernandes e Fernandes é um dos nomes destacados nesta obra, sendo lembrado não apenas pelo seu papel enquanto director da FMUL, entre 2005 e 2015, mas também pelos seus 40 anos de dedicação à cirurgia vascular.

A sua carreira foi marcada por inovações, tanto em Portugal como noutros países, que constituem um legado profundo no ensino e na prática médica.

O livro, que levou 10 anos a ser concluído, inclui ainda entrevistas gravadas em vídeo que preservam o testemunho e a experiência destes cirurgiões para as gerações futuras. A apresentação do livro ocorreu durante o encontro anual da Society for Vascular Surgery, um evento de grande relevância na área.

José Fernandes e Fernandes comentou o reconhecimento de que foi alvo, «foi uma agradável e inesperada surpresa neste Outono da vida», afirmou, recordando que a sua entrevista para o livro foi realizada aquando da sua eleição como Honorary Member da SVS, em 2014. Na ocasião, destacou o seu apreço pela obra do professor Cid dos Santos e pela Escola que este criou.

Mais Recentes

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 28 minutos

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 18 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 18 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 18 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 19 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 19 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 19 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 19 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 19 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 20 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 20 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 20 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 20 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 20 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 20 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 21 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 23 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 23 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 23 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.