<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Este fruto seco é recomendado para a saúde do coração: Mas cuidado: esconde um veneno

3 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O fato de um fruto seco ser saudáveis nem sempre indica que não tenha sido sujeito a alguns processos.

 

É o que acontece com os cajus, que, por mais brancos que sejam, sãos empre foram torrados  Isso ocorre porque os cajus crus são tóxicos para os humanos e contêm uma substância conhecida como urushiol. Especificamente, é um óleo produzido pelo cajueiro e está relacionado com reações cutâneas que podem ser muito graves se a dose for elevada.

«Nos cajueiros maduros crescem drupas amarelas ou vermelhas em forma de pera, chamadas de cajueiros. O próprio caju cresce dentro de uma casca cinza na extremidade desses frutos», explica o portal americano Healthline . «Esses cajus, ainda com casca, são separados do fruto e podem ser secos ao sol, dependendo do processo seguido pelo produtor. Esses cajus ainda estão crus e não são comercializados devido ao risco de exposição ao urushiol».

Para chegar aos consumidores, os cajus devem ser torrados em fogo alto ainda com casca, depois secos e descascados. Este processo garante que não restem vestígios de urushiol que possam prejudicar os consumidores . Neste momento, os cajus são considerados naturais , pelo que os produtores podem torrá-los uma segunda vez se quiserem vendê-los com o rótulo torrado . Na verdade, em alguns casos, os cajus são torrados duas vezes antes de serem vendidos “naturais”.