É uma fonte importante de vitaminas A e C, assim como de certos compostos como a luteína e a zeaxantina.
Este vegetal verde escuro é ainda composto por minerais como o potássio e o cálcio, importantes para a regulação da pressão arterial. É ainda rico em fósforo, magnésio e vitamina K, essenciais para a saúde óssea.
Atualmente a rúcula pode ser encontrada na maior parte dos supermercados e mercearias. É um acrescento perfeito a qualquer dieta equilibrada e saudável.
Descubra agora em maior detalhe alguns dos principais benefícios deste vegetal para a sua saúde, explicados pelo portal TuaSaúde.
-
Ajuda a emagrecer
A rúcula possui muito poucas calorias. Por cada 100 g de folhas cruas ou cozidas existem aproximadamente 29 calorias. Este é assim um ingrediente ideal para incluir em qualquer dieta focada no emagrecimento. De resto possui fibras capazes de aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a fome.
-
Controla a pressão alta
A rúcula contém grandes quantidades de nitratos e potássio, que são substâncias que ajudam a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas que tem pressão alta.
-
Protege contra doenças cardiovasculares
A vitamina C, a luteína e a zeaxantina possuem uma ação antioxidante capaz de ajudar a reduzir os danos causados pelo stress oxidativo nas células dos vasos sanguíneos. Este é um problema sério que pode causar o espessamento das paredes das artérias e o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. De resto, a vitamina K existente na rúcula previne ainda a calcificação das artérias.
-
Protege a saúde ocular
Os antioxidantes presentes na rúcula são fundamentais no combate a radicais livres que possam ser responsáveis pela danificação das células dos olhos. A rúcula contém ainda elevadas doses de caroteno e vitamina A, que ajudam a manter as membranas das células dos olhos saudáveis e reduzem a secura ocular.
-
Retarda o envelhecimento
A rúcula é rica em caroteno e vitamina (A e C). Estes poderosos antioxidantes permitem combater os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele. A vitamina C em particular pode ainda estimular a produção de colágeno, diminuindo assim a flacidez e o aparecimento de rugas. A vitamina A será importante para proteger a pele dos danos causados pelos raios solares.