Partilhar

Estudo revela quais os povos que dão mais valor à experiência de comer: consegue adivinhar em que lugar estão os portugueses?

Através da comida, os portugueses celebram tradições, reforçam laços familiares e comunitários e desfrutam da diversidade e riqueza dos pratos regionais.

10 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Os portugueses são os que mais valorizam as experiências gastronómicas, segundo o estudo Experience Economy da Mastercard que analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu[1].

Através da comida, os portugueses celebram tradições, reforçam laços familiares e comunitários e desfrutam da diversidade e riqueza dos pratos regionais. Por isso, a maioria dos portugueses revela que fazer uma boa refeição num restaurante familiar (72%) é mesmo uma das melhores experiências que podem ter, uma percentagem substancialmente acima da média europeia (60%) e bastante superior à dos vizinhos espanhóis (52%) ou franceses (60%).

A seguir aos portugueses, são os irlandeses que mais valorizam esta experiência (69%), seguidos dos britânicos (67%) e dos holandeses (64%).

88% dos portugueses inquiridos, foram a um restaurante nos últimos três anos, um valor superior à média europeia (78%) e à frente da Grécia (85%) e apenas atrás do Chipre (91%). Os dados ilustram como a gastronomia não é apenas uma parte da vida cotidiana em Portugal, mas também uma parte essencial da identidade cultural e social do país.

Já no pódio das experiências que mais conquistam os portugueses, para além da gastronomia, estão ainda viajar para um destino de sonho (73%), ver um concerto de música ao vivo da sua banda ou artista favorito (53%) ou assistir a um jogo de futebol do seu clube favorito (44%).

Restaurantes estrelados conquistam a mesma simpatia que restaurantes locais de família

Quase três quartos dos portugueses (71%) manifestaram também desejo de poder desfrutar de uma experiência gastronómica de luxo e experimentar um restaurante estrelado.

Para 44%, esta seria uma das melhores experiências, sendo também uma das maiores percentagens dos que manifestam esse desejo comparativamente com os países europeus analisados, 10 pontos acima dos franceses (34%) e muito acima dos espanhóis (33%) ou italianos (29%).

O estudo mostra ainda que a nível europeu são sobretudo as faixas etárias dos 18 aos 24 anos as que desejariam ter esta experiência  (42%) vs 28% na faixa etária dos 55 aos 64 anos.

Em termos de experiências complementares, os portugueses são também dos que consideram mais apelativo poder tomar um cocktail num bar de referência (51%), 10 pontos acima da média dos restantes países analisados (41%).

Mais Recentes

Tem certificados de aforro? A partir de sexta-feira vão começar a se desmaterializar

há 1 hora

Óbito: Morreu o cardeal Miguel Ángel Ayuso, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso

há 2 horas

Óbito: Morreu o locutor Fernando Rocha

há 2 horas

Idade da reforma vai subir: saiba quando e quanto

há 3 horas

Novo tratamento para a asma: o primeiro em 50 anos

há 3 horas

Óbito: Morreu o ator canadiano Julien Arnold. Perdeu a vida no palco quando interpretava uma peça clássica de Natal

há 3 horas

Comece bem o dia: diga estas 5 frases todas as manhãs e sinta-se mais confiante

há 3 horas

Heitor Marin lança nova carta de bar do ÀCosta by Olivier Lisboa

há 4 horas

Festival Gastronómico de Lisboa reúne celebridades e trade turístico no Rio de Janeiro

há 4 horas

Dezembro está quase a chegar, mas estes signos vão ainda ganhar muito dinheiro até o mês acabar

há 4 horas

A partir de hoje este é homem mais velho do mundo

há 4 horas

Opinião: «O impacto psicológico da Cyber Monday», Ana Rita Monteiro, psicóloga

há 5 horas

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 22 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 22 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 23 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 23 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 24 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 24 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 24 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 3 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.