Evite estes cinco utensílios de cozinha (aumentam o risco de cancro)

Não quer dizer que desenvolverá um tumor maligno, mas a ciência aconselha evitá-los.

Temos más e boas notícias: qualquer pessoa pode desenvolver um tumor maligno devido a factores externos ou hereditários que aumentam a propensão, mas há agentes externos que pode (e deve) controlar. E a ciência vem agora provar que há utensílios de cozinha que contribuem para aumentar o risco de cancro, segundo o portal “Considerable”.

«A cozinha é um péssimo lugar para estar exposto a este tipo de produtos químicos tóxicos, uma vez que podem penetrar nos alimentos que ingerimos», lembra Arlene Blum, directora executiva do Green Science Policy Institute, citada pelo “Considerable”. Bisfenol e ftalatos são os mais comuns e, mesmo em pequenas quantidades, «podem afectar os nossos corpos», diz.

Com base nas provas científicas disponíveis, aqui ficam cinco objectos que podem conter substâncias prejudiciais para a saúde: 

1. Recipientes de plástico

Assim que possível, livre-se dos tupperwares e substitua os recipientes de plástico por outros de vidro ou silicone. Se ainda assim for usar plástico para armazenar alimentos no frigorífico, transfira-os para recipientes de vidro antes de aquecê-los no microondas.

2. Folhas de alumínio e plástico

É daqueles que envolve os alimentos em folhas de alumínio ou plástico? Esqueça. «O alumínio pode comprometer a digestão, bloquear a absorção de magnésio, fósforo e cálcio, e aumentar o risco de osteoporose», alerta Arlene Blum, citada pelo “Considerable”.

3. Utensílios de plástico

Sabia que os utensílios de cozinha de plástico preto podem conter bisfenol, um composto nocivo? Opte por objectos de aço inoxidável, madeira ou bambu.

4. Tachos e panelas

Um dos principais problemas com panelas anti-aderentes são os materiais utilizados. Um deles é o politetrafluoretileno, material associado a vários problemas de saúde, incluindo cancro. No entanto, os riscos são menores se as panelas não estiverem arranhadas e se forem usadas temperaturas médias. 

5. Produtos de limpeza

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano e é uma espécie de esponja. Da próxima vez que for comprar um detergente, certifique-se que não contém solvente, uma substância cancerígena.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo