Partilhar

Adquiridas quase cinco milhões de vacinas contra a Covid-19 e gripe para este ano, indica DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou hoje que foram adquiridas quase cinco milhões de vacinas contra a covid-19 e gripe para a campanha sazonal de vacinação outono-inverno de 2024-2025 que se inicia em 20 de setembro.

11 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

Em resposta enviada à Lusa, a DGS referiu que “foram adquiridas 2,1 milhões de vacinas contra a covid-19 (Portugal continental e Regiões Autónomas) e 2,5 milhões de vacinas contra a gripe para Portugal Continental (2,1 milhões dose padrão e 360 mil vacinas de dose elevada)”, sem indicar o valor do investimento.

Na semana passada, o organismo tinha dito que haviam sido “adquiridas vacinas contra a gripe e contra a covid-19 em número suficiente para todos os elegíveis que demonstrem interesse em se vacinar”, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias.

Este ano, a vacinação contra a gripe com dose reforçada é alargada às pessoas com 85 ou mais anos de idade, para além das pessoas residentes em lares de idosos, similares e rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI).

Hoje, em declarações à agência Lusa, a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, recordou que as pessoas com mais de 84 anos vão ser apenas vacinadas “em regime de centro de saúde”.

“Aquilo que estamos a ver é tentar minimizar idas da população aos centros de saúde. O que isso significa? Alguém com 85 ou mais anos (…) têm as suas consultas de rotina. Queremos aproveitar esse momento (…) para ser o momento da vacinação”, afirmou.

Rita Sá Machado, que falava à margem de uma conferência sobre o VIH em Portugal, disse que a DGS irá reavaliar a campanha de vacinação para “ver que metodologia será utilizada no próximo ano”.

A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2024-2025 começa na próxima semana.

Na última quinta-feira, a DGS publicou as normas relativas à campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19, que definem os grupos elegíveis, as vacinas a utilizar, os esquemas vacinais e os procedimentos técnicos associados à vacinação.

A entidade revelou que, nas unidades de saúde do SNS, a vacinação é recomendada e gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais e utentes/residentes de estruturas residencial para pessoas idosas (ERPI), similares e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e pessoas com patologias de risco.

A vacinação nas unidades do SNS também é recomendada a grávidas e profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes e profissionais de distribuição farmacêutica, pessoas em situação de sem abrigo e estabelecimentos prisionais.

Nas farmácias comunitárias, é recomendada a vacinação para utentes entre 60 e 84 anos de idade e profissionais de saúde das farmácias.

O Governo vai gastar 7,6 milhões de euros com a vacinação contra a covid-19 e a gripe nas farmácias e quer ter mais pessoas vacinadas até ao final de novembro do que em 2023.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 6 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 6 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 7 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 7 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 8 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 8 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 8 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 8 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 8 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 10 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 11 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 11 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 11 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 11 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 11 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 11 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 12 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 12 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 12 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.