Nos últimos dias de verão, entre 16 e 22 de setembro, os sabores italianos chegam ao Scarlett Porto. Para a despedida da estação mais quente do ano, o vibrante restaurante da cidade do Porto associou-se à Negroni Week com quatro versões únicas do icónico cocktail, criadas especialmente para esta semana.
A Negroni Week é uma iniciativa internacional promovida pela Campari em todo o mundo para celebrar aquele que se sagrou em 2024 como o cocktail mais vendido no mundo, pela terceira vez consecutiva, de acordo com o Drinks International Cocktail Report. Nascido na Ásia e presente na Europa, pela primeira vez, na cidade Invicta, o Scarlett Porto junta-se a esta celebração internacional com quatro reinterpretações que refletem diferentes perfis e versões do clássico Negroni.
Rosita, Bicicletta, Gloria e Valentina prometem transportar-nos diretamente para a leveza do “dolce far niente”. E não há cenário mais perfeito para esta experiência do que o pátio interior do Scarlett, de inspiração mediterrânica, para aproveitar ao máximo os últimos dias longos do ano.
Segundo reza a História, o Negroni – composto por gin, vermute rosso e uma parte de Campari – foi criado em 1919 no Caffè Casoni (atualmente Caffè Giacosa), situado na Via de’ Tornabuoni, em Florença.
O conde Negroni pediu ao barman Fosco Scarselli para tornar o seu cocktail preferido mais forte, daí foi adicionado gin em vez da habitual água com gás. Após o sucesso do cocktail, a família Negroni fundou a destilaria Industria Liquori Negroni em Treviso, e produziu uma versão pré-fabricada da bebida, vendida como Antico Negroni 1919 e como se costuma dizer… o resto é História.
Os cocktails da Negroni Week custam entre 12€ e 16€ e apresentam opções para todos os gostos, desde as mais tradicionais, como o Gloria (Gin Invicta, Campari, Vermute Seco e Coutreau) às mais ousadas, como o Rosita (Tequila Patrón Reposado, Campari, vermute doce e vermute seco), Bicicletta (Campari, vinho branco e água gaseificada) ou Valentina (Mezcal, Campari, vermute doce, Aperol, laranja).