<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialistas aconselham a que não se coma (nunca) estes tipos de queijo

16 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Estas variedades que são uma bomba calórica e de baixo valor nutricional.

Se quiser fazer a melhor escolha, lembre-se de ter três coisas: certifique-se de que o queijo tem naturalmente baixo teor de gordura; evite queijos processados; ​​e controle a quantidade de sódio no queijo.

Esses são os queijos que deve evitar, segundo os nutricionistas, ou consumir em ocasiões muito excecionais porque são uma bomba calórica e têm baixo valor nutricional.

O queijo fundido é uma das piores opções . São produzidos a altas temperaturas (entre 90 e 99 graus Celsius), o que faz com que percam grande parte do seu valor nutricional. Além disso, contêm conservantes, emulsionantes, aromatizantes e endurecedores, pelo que não é recomendado para consumo diário.

Além disso, é um produto altamente processado, com baixo valor nutricional, mas com alto valor energético e alto teor de polifosfatos. Todos estes são estabilizantes, emulsificantes e fundentes quepodem alterar o equilíbrio eletrolítico e causar alergias.

Os queijos processados ​​contêm gorduras vegetais hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas, incluindo óleo de palma, e o seu alto teor de ácidos graxos saturados e gorduras trans são considerados prejudiciais para a saúde. Além disso, esses produtos geralmente contêm amido modificado, conservantes, sabores e cores artificiais que podem causar reações alérgicas.

Outro queijo com o qual você deve ter cuidado é o mascarpone . É um queijo italiano de sabor levemente adocicado, muito utilizado em sobremesas. É rico em gordura (até 50% da sua composição) e colesterol, o que aumenta o risco de aterosclerose. Pessoas com problemas cardiovasculares ou hepáticos devem evitá-lo.

Também o Gruyere , um queijo suíço com notas de nozes, pode ser problemático. Embora amadureça durante muito tempo e seja excecionalmente saboroso, é muito gorduroso e rico em calorias.

O queijo Limburger é conhecido pelo cheiro intenso e consistência cremosa e é perfeito para acompanhar torradas ou sanduíches. No entanto, o seu método de produção tradicional, baseado na exploração agrícola, acarreta o risco de multiplicação de bactérias durante a lavagem do queijo, o que pode causar intoxicação alimentar.

E por fim, o cheddar . É um queijo duro, feito com leite de vaca, que se caracteriza por um sabor ácido único e uma cor específica. E, embora forneça vitamina A e cálcio, possui alto teor de sal e gordura.