Partilhar

O alerta foi ativado: seis distritos de Portugal sob aviso laranja

Seis distritos do continente vão estar sob aviso laranja na quarta e quinta-feira devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas, anunciou hoje o IPMA.

24 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 06:00 e as 12:00 de quinta-feira e os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga entre as 18:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira.

Estes seis distritos estão já hoje e quarta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva persistente e por vezes forte.

Por causa da chuva forte, o IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 12:00 de quinta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na segunda-feira, em comunicado, o IPMA indicou que a situação deve-se ao “transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte”.

De acordo com o IPMA, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente a partir de hoje nas regiões Norte e Centro e que será por vezes forte na quarta e quinta-feira, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas.

Na região sul, a precipitação será em geral fraca, embora pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, podendo ser temporariamente moderada durante a manhã de quinta-feira.

“Os valores acumulados de precipitação no total dos três dias poderão atingir entre 100 a 200 mm [milímetros] no Minho, Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação entre as manhãs de hoje e entre a manhã de quarta-feira e o final da manhã de quinta-feira”, de acordo com o IPMA.

No que diz respeito ao vento, o IPMA indicou que vai aumentar de intensidade a partir desta tarde, esperando-se o período com vento mais intenso entre a tarde de quarta-feira e o início da manhã de quinta-feira.

O vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 quilómetros por hora (km/h), com rajadas até 70 km/h no litoral Norte e Centro, soprando até 55 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas das regiões Norte e Centro.

Na sequência da previsão do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na segunda-feira a população para o risco de cheias, derrocadas, deslizamentos e queda de estruturas e árvores.

A ANEPC recomendou a “adoção de comportamentos adequados”, como a desobstrução de sistemas de escoamento das águas pluviais, a correta fixação de estruturas soltas, como andaimes e painéis, e a condução defensiva nas estradas, reduzindo a velocidade e tendo “especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas”.

Face às previsões, a ANEPC alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas devido à acumulação da água da chuva por obstrução dos sistemas de escoamento e de cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, bem como para o desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas e para o arrastamento de objetos soltos para as estradas.

Em particular, nas zonas recentemente atingidas por incêndios florestais, que queimaram vegetação e cobriram o solo de cinzas, a ANEPC salientou o risco de deslizamentos, derrocadas e contaminação de fontes de água potável.

DD (ER) // EJ

Lusa/Fim

Mais Recentes

Um toque de elegância e glamour nesta época festiva é a proposta desta marca

há 5 horas

Se tem o hábito de conduzir na via do meio, cuidado: há multas (pesadas) e pode ficar sem a carta

há 5 horas

Até podem ser os mais felizes, mas os finlandeses não são, de todo, os mais saudáveis do mundo

há 5 horas

Esta coca-cola vai ser retirada do mercado, e nós descobrimos o motivo

há 5 horas

Estes são os efeitos no cérebro do uso diário do TikTok e do Instagram, segundo a neurociência

há 6 horas

Quando for usar a garrafa do óleo não deite fora a tampa: ela tem uma função que poucos conhecem

há 6 horas

Costuma chorar quando vê filmes ou lê livros tristes? Cuidado: pode ser um sinal de morte prematura, dizem os cientistas

há 7 horas

Poupe até 50 euros por mês na conta da luz: saiba aqui o que deve fazer

há 7 horas

Os signos mais propensos a enriquecer: será o seu um deles?

há 7 horas

Estas pessoas já morreram mas continuam a fazer (muito) dinheiro: saiba como isso é possível

há 7 horas

Da disenteria à hepatite A: os principais riscos para a saúde pública das vítimas da DANA

há 8 horas

Portagens vão aumentar em 2025: saiba aqui quanto vai ter de pagar a mais

há 8 horas

Será que se podem comer ovos fora do prazo? Saiba se ainda são bons para consumir não pondo em causa a saúde

há 9 horas

Bloqueio nas artérias: fique alerta a estes primeiros sintomas

há 9 horas

Cancro nos testículos: os primeiros sinais aos quais se deve prestar muita atenção

há 10 horas

A Primark tem o casaco perfeito para os dias mais frios: tem um look luxuoso e custa apenas 16 euros

há 10 horas

Lidl surpreende com invenção “luxuosa” para deixar a casa em ordem sem gastar uma fortuna

há 11 horas

Opinião: «Hidroterapia do cólon para manter a saúde dos intestinos», Magda Moita, enfermeira

há 11 horas

Vá já buscar o seu porta-moedas: olhe com atenção pois há uma moeda a circular que pode valer mais de 500 euros

há 12 horas

Análise ao sangue pode vir a detetar 12 tipos de cancro, revelam especialistas

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.