O fenómeno da “eterna juventude” voltou a ser notícia, após a revelação de um estudo realizado com uma amostra de seis mulheres que conseguiram reduzir a idade biológica em quase 5 anos, em média, em apenas 8 semanas.
A pesquisa publicada na ‘Aging’ e ‘Aging-US’ , liderada por Kara N. Fitzgerald , do Instituto de Medicina Funcional da Virginia Commonwealth University (Estados Unidos), com a colaboração da American Nutrition Association, utilizou o referência deste grupo de mulheres que completaram um programa de dieta e estilo de vida projetado para impactar a metilação do DNA e medidas de envelhecimento biológico.
«As descobertas desta série de casos somam-se às evidências existentes que sugerem que intervenções dietéticas e de estilo de vida amplamente acessíveis e económicas, projetadas para apoiar a metilação do DNA e amplamente consideradas seguras, podem reduzir medidas de envelhecimento biológico e têm o potencial de afetar o tempo de saúde , a vida período e o peso económico do envelhecimento», detalha o relatório.
A idade cronológica é há quanto tempo se está vivo , enquanto a idade biológica é “quantos anos as células têm, de acordo com a Northwestern Medicine and Fortune Well.
Para realizar o estudo, Kara N. Fitzgerald e sua equipa realizaram um programa de oito semanas. Isto incluiu orientação sobre dieta, sono, exercício e relaxamento, suplementos probióticos e fitonutrientes e aconselhamento nutricional.
A intervenção dietética consistiu em ingerir semanalmente:
A quantidade equivalente a duas chávenas de vegetais de folhas verdes (couve, acelga, couve e espinafre).
Duas chávenas de vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, rúcula, couve, mostarda, agrião, couve-rábano, couve-rábano, rabanete, acelga, nabo).
Três chávenas de vegetais de cores intensas.
Um quarto de chávena de sementes de abóbora.
Outro quarto de sementes de girassol.
Duas porções de adaptógenos de metilação.
Uma ou duas beterrabas.
Uma porção de ovos (5 a 10 por semana) e probióticos (2 cápsulas).
Os especialistas também pediram a inclusão de óleos “saudáveis”, como o azeite, na dieta.
Também foi necessário realizar uma série de hábitos como:
Exercitar-se por pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana.
Praticar exercícios respiratórios pelo menos duas vezes.
Durma pelo menos 7 horas por dia.
Jejue das 7 da tarde às 7 da manhã.
Beber 8 copos de água por dia.
Entre as principais conclusões, cinco dos seis participantes apresentaram uma redução na idade biológica entre 1,22 e 11,01 anos em relação à idade biológica. «Houve uma diferença estatisticamente significativa na idade biológica média dos participantes antes (55,83 anos) e depois (51,23 anos) da intervenção dietética e de estilo de vida de 8 semanas, com uma diminuição média de 4,60 anos», afirma o documento.