Nebulizações
A nebulização com soro fisiológico é um ótimo tratamento para a sinusite e gripes, uma vez que ajuda a humidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando desta forma a respiração. O soro fisiológico também é muito utilizado para diluir medicamentos como budesonida, brometo de ipratrópio ou salbutamol, o que prolonga o tempo de nebulização.
Lavagem do nariz
Uma ótima forma de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico e uma seringa sem agulha, porque através da força da gravidade a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando as secreções.
Desidratação corporal
O soro fisiológico pode ser usado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo, o que pode ocorrer devido a episódios de diarreia, vómitos, aspiração gástrica, fístula digestiva, suor excessivo, queimaduras extensas ou hemorragias. A administração deve ser feita diretamente na veia, por um profissional de saúde.
Pele
Como tem pH levemente ácido, faz bem à pele. A melhor maneira de o usar é na finalização da limpeza.
Quando aplicado gelado como compressa nas áreas dos olhos, ajuda a melhorar a aparência das bolsas e olheiras. Também pode ser usado com um borrifador para refrescar a pele ou para ajudar a minimizar a vermelhidão da pele.
É indicado no pós-depilatório, sobretudo para quem depila com lâmina, pois refresca, ameniza a comichão e a vermelhidão.
Cabelo
De acordo com os especialistas, o soro contribui para o equilíbrio do pH dos fios, melhorando a hidratação do couro cabeludo. Pode usá-lo no último enxaguamento, sendo que pode ser aplicado com um borrifador em todo o comprimento dos fios.