Todos os anos, milhares de pessoas sofrem cortes e lacerações ao cortar abacates. Os cirurgiões estão tão familiarizados com estas lesões que cunharam o termo “mão de abacate” para as descrever. A natureza escorregadia do fruto faz com que as pessoas percam frequentemente o controlo e se cortem acidentalmente
Entretanto estes ferimentos podem ser graves, resultando por vezes no corte de nervos ou tendões. Além disso, a tentativa de remover o caroço do abacate com a ponta da faca pode levar a ferimentos acidentais por esfaqueamento.
Assim um estudo publicado em 2020 pela Universidade de Emory revelou a extensão do problema, com mais de 50 mil pessoas a procurar tratamento nas urgências por ferimentos com facas relacionados com abacate entre 1998 e 2017.
Como retirar o caroço do abacate em segurança
Prepare o seu espaço de trabalho: Comece com uma tábua de cortar estável.
Escolha um abacate maduro: Um abacate macio e maduro é mais fácil de cortar com menos força, reduzindo o risco de ferimentos.
Cortar no sentido do comprimento: Entretanto segure o abacate firmemente na tábua de corte. Com uma faca afiada, faça uma pequena incisão perto da extremidade do talo e corte para baixo, no sentido do comprimento, à volta do caroço. Torça as duas metades em direções opostas para as separar.
Retire o caroço: Para a metade que contém o caroço, use uma toalha para segurar o abacate no lugar. Bata suavemente com a faca no caroço e torça-o para o retirar, ou use uma colher para o retirar, o que é uma opção mais segura.
Corte a polpa: Coloque a metade do abacate sobre a tábua de cortar. Faça os cortes desejados na polpa, parando mesmo antes de chegar à pele. Por fim, utilize uma colher para retirar as fatias ou cubos.