Em 2023, 17,3 milhões de turistas britânicos visitaram Espanha, ou seja, um em cada cinco do total de turistas recebidos. Cinco milhões a mais que o país que ocupa o segundo lugar: a França. Cada britânico gastou, em média, 1.151 euros durante a sua estadia em Espanha: 116 euros todos os dias. E parte desse dinheiro foi para cerveja.
Os britânicos conhecem muitas marcas de cerveja, às quais podem juntar aquelas que eles próprios produzem e degustam em casa ou nos bares. Uma eleição ampla que teve um vencedor claro: uma marca espanhola.
O resultado chegou de num inquérito muito extenso realizado pela YouGov. A empresa perguntou a milhões de britânicos sobre os seus gostos relacionados com cerveja e cidra. E colocaram na mesa 164 marcas diferentes desses produtos.
A vencedora é San Miguel.
O top ten desta classificação é liderado por San Miguel, seguido por Guinness, Kopparberg , Thatchers Gold , Strongbow , Bulmers , Magners , Corona, Stella Artois e Budweiser.
Por que San Miguel ocupa o topo do pódio?
A respota deu-a Simon Martin, que dirige o canal do YouTube ‘Real Ale Guide’ ao Daily Mail: «as preferências dos clientes dependem mais das emoções do que das papilas gustativas» .
«Nesta altura do ano, quando chove e está húmido, as pessoas pensam em San Miguel como se fossem as suas férias de verão, com um calor escaldante e uma San Miguel gelado na praia».