O cancro de cólon é hoje um dos tipos de cancro mais comuns no mundo ocidental. A ‘boa notícia’ é que, se detectado precocemente, é fácil de tratar nas fases iniciais , por isso é importante estar atento aos primeiros sintomas.
Um dos primeiros sinais a serem observados, conforme explica o Robert E. Shoen , gastroenterologista da UPMC, é o sangramento retal , sendo um dos sinais mais comuns desse tipo de tumor maligno. Embora seja um sinal marcante, muitas vezes é esquecido e atribuído a causas menos graves, como explica este profissional: «O sangramento é o sintoma principal número um. As pessoas têm sangramento retal e pensam ‘ah, são hemorroidas, nada com que se preocupar’, e isso pode ser um erro fatal. Nem sempre são hemorroidas , pode ser algo maligno, como cancro, e é preciso avaliar e se for preciso tratar».
No entanto, o sangramento retal não é o único sinal que deve ser levado em consideração, embora seja o mais marcante. Outros sinais e sintomas incluem uma mudança nos hábitos intestinais , que pode ser atribuída a mudanças na dieta ou mesmo a níveis mais elevados de stresse, razão pela qual também são frequentemente negligenciados ou facilmente ignorados. Os hábitos intestinais podem variar por vários motivos; Porém, se persistirem, devem ser levados em consideração.
É possível passar de um hábito intestinal regular para um aumento da prisão de ventre ou, pelo contrário, para uma mudança de hábitos em direção à diarreia. A flutuação é comum. O que tem de se levar em conta é a persistência dos sintomas.
Outros sintomas comuns são perda de peso inexplicável e anemia inexplicável , ou seja, contagens sanguíneas baixas, sensação de cansaço e perda de energia . Também alterações na cor das fezes , não apenas se ficarem vermelhas brilhantes, mas também pretas escuras , ambas podem ser um sinal de perda de sangue.