Partilhar

«Alterações ao Estatuto do Cuidador Informal são “passo tímido”», afirma Presidente da República

O Presidente da República considerou hoje que as alterações ao Estatuto do Cuidador Informal e às medidas de apoio, cujos diplomas foram promulgados na segunda-feira, são um “passo tímido” e defendeu que é preciso fazer muito mais.

6 Novembro 2024
Forever Young com Lusa

“É bom que o Governo tenha aprovado um passo no sentido do alargamento do estatuto e no sentido da melhoria das condições dos cuidadores. Agora, é um passo tímido”, afirmou, à entrada do VI sessão de encerramento do VI Encontro de Cuidadores Informais, em Grijó, Vila Nova de Gaia (distrito do Porto).

O Presidente da República promulgou na segunda-feira o diploma com as alterações ao Estatuto do Cuidador Informal e o decreto que define as medidas de apoio.

Apesar de reconhecer a importância destas alterações, Marcelo Rebelo de Sousa considera que este é um caminho “muito longo” e “muito difícil”, onde é necessário “fazer muito mais do que foi feito”.

“É pouco, porque há muito mais do que aqueles que vão beneficiar. É pouco porque ainda não é o acesso desejado pela associação em relação a muitos que não sendo familiares, não vivendo com as pessoas cuidadas não beneficiam do estatuto e, no entanto, são cuidadores informais, e os apoios ainda são poucos”, disse.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, serão certamente dezenas de milhares de cuidadores informais que não são ainda abrangidos pelo estatuto.

“Não são só os apoios [que são poucos], eles [os cuidadores informais abrangidos] são poucos. Nós temos a noção que são muitos mais cuidadores informais. Há quem fale em centenas de milhares, mas certamente são muitas dezenas de milhares e estamos a falar de 15 mil e tal que estão cobertos, dos quais recebem subsídio cinco mil e tal”, disse.

As alterações ao Estatuto do Cuidador Informal (ECI) foram aprovadas pelo Governo em 02 de outubro, permitindo que pessoas sem relação familiar com as pessoas cuidadas acedam ao estatuto de cuidador principal, sendo apenas necessário partilhar residência.

Por outro lado, o valor de referência para atribuição de apoio ao cuidador informal principal sobe de um IAS (Indexante dos Apoios Sociais), com um valor de 509,26 euros, para 1,1 IAS, para um montante de 560,19 euros.

Ainda no que diz respeito ao cuidador informal principal, em caso de existir relação familiar com a pessoa cuidada deixa de ser necessária a coincidência fiscal entre ambos.

Já o decreto regulamentar estabelece os termos e as condições do reconhecimento do estatuto de cuidador informal bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas, regulamentando o que está disposto na lei que aprova o ECI.

Em declarações à Lusa, ao início da manhã, a Associação Nacional de Cuidadores Informais avisou que quer saber por que é que o descanso do cuidador ou o apoio domiciliário continuam por implementar, questões que foram debatidas no encontro nacional e de onde sairiam propostas para entregar ao Governo.

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Cuidador Informal, a vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) explicou que o objetivo do encontro nacional, que decorreu hoje em Vila Nova de Gaia, era ter as ministras da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social “a explicar aos cuidadores informais o porquê de não haver medidas implementadas”.

“O que acontece é que não vamos ter a presença [do Ministério] da Saúde porque todos se negaram a estar presentes, desde a ministra ao secretário de Estado, aos adjuntos, todos negaram a estar presentes”, disse Maria Anjos Catapirra.

Segundo Maria Anjos Catapirra, o debate com as duas tutelas “já não vai ter razão de ser”, mas o encontro irá servir para elaborar um documento com propostas de medidas que depois serão enviadas aos ministérios.

VSYM (SV/IMA)// SF

Lusa/Fim

Mais Recentes

Nem 90 nem 100 anos: esta é a idade máxima que o ser humano pode viver, avança este estudo

há 19 minutos

Milhares de portugueses podem receber apoios do Estado, mas não sabem: será o seu caso?

há 1 hora

Este é o hábito que os “supercentenários” têm em comum, segundo os especialistas em longevidade

há 1 hora

Se nasceu num destes meses saiba tem maior possibilidade de chegar aos 100 anos

há 2 horas

Se já fez ou está prestes a fazer 60 anos diga adeus ao café: é o que revela este estudo

há 2 horas

Estudo de Harvard revela os hábitos que as mulheres devem praticar antes dos 60 anos para viver mais e melhor

há 2 horas

Estas são as doenças que a tangerina ajuda a prevenir

há 3 horas

Dia de Consciencialização do Stress: «É preciso alertar para a importância do não fazer nada como meio de combater o stress e a ansiedade», Catarina Lucas, psicóloga

há 3 horas

“Elas andam aí”: conheça o remédio caseiro para combater as dores de garganta e as constipações

há 3 horas

Os medicamentos vencidos são perigosos: estes são os que nunca devem ser tomados após a data da embalagem

há 3 horas

Para quem não aprecia um bom bife estas são as melhores cidades portuguesas para veganos

há 4 horas

«Alterações ao Estatuto do Cuidador Informal são “passo tímido”», afirma Presidente da República

há 4 horas

Esta é a quantidade de proteína que se deve ingerir por dia, de acordo com os especialistas

há 20 horas

A inveja é capaz de destruir tudo: conheça as razões que explicam o seu efeito negativo

há 20 horas

Conheça o gesto que pode transformar (positivamente) toda a sua vida

há 20 horas

Quer chova ou faça sol: as pessoas destes signos adoram estar em casa, é o seu caso?

há 21 horas

Além da higiene, surpreenda-se ao conhecer os reais benefícios de tomar banho

há 21 horas

Inclua já hoje estes alimentos na sua rotina e respire muito melhor

há 21 horas

Pessoas tóxicas: identifique-as e fuja delas a sete pés…para não ficar igual

há 21 horas

Estas são as 3 decisões que deve tomar para ser ainda mais feliz, revela este especialista

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.