A Europa registou uma diminuição global da mortalidade por cancro, especificamente de 4,5%. No entanto, recentemente vários estudos mostraram dados alarmantes: embora as taxas de incidência desta doença tenham diminuído nos homens, aumentaram no caso das mulheres jovens , especialmente quando falamos de um tipo específico de cancro.
É cancro do de pâncreas. Esses dados foram divulgados pela revista científica Gastroenterology , que analisou dados de 454.611 pacientes que foram diagnosticadas com cancro no pâncreas nos Estados Unidos entre 2001 e 2018. Os investigadores descobriram que as taxas de cancro de pâncreas aumentaram entre mulheres e homens.
Inesperadamente, as taxas entre as mulheres com menos de 55 anos aumentaram 2,4% mais do que as taxas entre os homens da mesma idade, enquanto taxas de aumento semelhantes foram observadas entre homens e mulheres mais velhos. Além disso, as taxas entre as jovens negras aumentaram 2,23% mais do que entre os jovens negros.
Segundo os investigadores do estudo, “há um rápido aumento de mulheres mais jovens, com uma grande separação na tendência de incidência entre mulheres e homens com idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos entre 2001 e 2018 e não apresentou um abrandamento”.