A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência (representando pelo menos 60% dos casos), bem como a principal causa de compromisso cognitivo no mundo.
Segundo os seus dados, todos os anos são diagnosticados cerca de 40.000 novos casos desta doença em Espanha, dos quais mais de 90% correspondem a pessoas com mais de 65 anos.
Perda de memória ou dificuldade para realizar alguma atividade do dia a dia costumam ser sinais de alerta. Especialistas da Universidade de Chicago identificaram outro possível sinal precoce, que seria uma diminuição do olfato.
Isto é relatado pelo site grego Oloygeia , que indica que a descoberta sugere que “as pessoas podem detectar a doença de Alzheimer em seus estágios iniciais, especialmente se notarem uma capacidade reduzida de reconhecer cheiros familiares durante atividades como tomar banho ”. Ou seja, um possível sinal é parar de sentir o cheiro do gel ou do shampoo como fazia antes.
“Este estudo fornece outra pista sobre como o rápido declínio do sentido do olfato é um excelente indicador do que acontecerá estruturalmente em áreas específicas do cérebro”, disse Jayad M. Pinto, da Universidade de Chicago.
Se tiver alguma dúvida, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde.