A perda ou enfraquecimento do cabelo como efeito colateral de alguns tratamentos contra o cancro de mama representa um sofrimento adicional para a maioria dos pacientes. Embora possa parecer frívolo, perder cabelos nestas circunstâncias é um evento traumático que afeta a autoestima. O cabelo geralmente volta a crescer após a conclusão do tratamento, mas em algumas pessoas a queda de cabelo pode ser permanente.
O minoxidil é um medicamento vasodilatador que foi inicialmente desenvolvido como tratamento para hipertensão, mas médicos e pesquisadores descobriram que um de seus “efeitos colaterais” era o crescimento do cabelo. Desde então tem sido utilizado em loções, sem receita médica, para crescimento capilar; e, por menos tempo, também pode ser tomado em doses baixas em comprimidos, com receita médica , para tratar queda de cabelo.
Sabe-se que o tratamento prescrito dilata os vasos sanguíneos e os especialistas temem que isso possa aumentar os efeitos colaterais da quimioterapia relacionados com o coração e causar dor no peito, dificuldade em respirar ou acumular de líquidos.
Agora, um estudo em mulheres com cancro da mama sugere que baixas doses orais de minoxidil, tomadas durante ou após o tratamento do cancro, fazem crescer novamente o cabelo na maioria dos doentes e sem causar efeitos secundários graves relacionados com o coração que exijam terapias adicionais ou hospitalização.