<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito : Morreu a ativista e dirigente sindical Maria do Carmo Tavares

26 Dezembro 2024
Forever Young com Lusa

Tinha 76 anos

A ativista e dirigente da CGTP-IN Maria do Carmo Tavares morreu aos 76 anos, anunciou a central sindical, estando o funeral marcado para sexta-feira em Lisboa.

 

Em comunicado, a CGTP-IN recorda a “camarada que dedicou grande parte da sua vida ao projeto sindical” e que “sempre se bateu pela valorização do trabalho e dos trabalhadores” e “por um Portugal de progresso e justiça social”.

“A melhor forma de honrar a sua memória é continuar a luta por melhores condições de vida e de trabalho, pela valorização de quem trabalha ou trabalhou”, sustenta.

 

Nascida a 6 de março de 1948 e analista química de profissão, Maria do Carmo Tavares foi ativista e dirigente sindical quer antes, quer depois do 25 de Abril de 1974.

 

Foi membro da Comissão de Trabalhadores (CT) da empresa química onde trabalhava, a Neocel, e fez parte dos órgãos sociais do Sindicato dos Técnicos e Operários da Indústria Química de Lisboa, primeiro como membro da direção e, mais tarde, como presidente da Assembleia Geral.

 

Antes do 25 de Abril participou na negociação do Instrumento de Regulamentação Coletiva de Trabalho (IRCT) dos analistas químicos, tendo também estado envolvida no processo de fusão dos três sindicatos do setor químico (Porto, Lisboa e Setúbal), que deu lugar ao Sinquifa (Sindicato dos Trabalhadores de Química Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro, Sul e Ilhas, cuja direção integrou), e no processo de verticalização que originou a Fiequimetal (Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas).

Em representação do seu sindicato, integrou a CNOP e a CNOC para o Congresso de Todos os Sindicatos, realizado em janeiro de 1977″, tendo sido “eleita, neste congresso, para o Secretariado Nacional da CGTP-IN e reeleita, sucessivamente, para o Conselho Nacional e para a sua Comissão Executiva desde o 3.º congresso, realizado em março de 1980, até ao XII, realizado em fevereiro de 2012”, recorda a central sindical.

 

A CGTP lembra ainda as “importantes tarefas a tempo inteiro” desempenhadas por Maria do Carmo Tavares na central sindical, primeiro no Departamento de Contratação Coletiva e, depois como responsável pelas Políticas Sociais – Segurança Social, Saúde e Educação.

 

Também referido é o seu “destacado papel, sobretudo na defesa da segurança social pública, universal e solidária”, tendo sido membro, durante 13 anos, do Conselho de Gestão do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

 

Militante do Partido Comunista Português (PCP), Maria do Carmo Tavares fazia parte do Conselho Consultivo da Fundação Inatel.

Mais Recentes

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 8 minutos

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 27 minutos

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 28 minutos

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 47 minutos

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 1 hora

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 1 hora

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 2 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 3 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 3 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 3 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 4 horas

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

há 4 horas

Deve cortar as unhas ao seu gato? 6 cuidados essenciais antes de tomar essa decisão

há 4 horas

Três dias de vinho, gastronomia, música e experiências imperdíveis: saiba onde e não perca

há 5 horas

Esquizofrenia: campanha dá rosto à doença e mostra que viver com autonomia é possível

há 5 horas

Elevando o luxo: companhia aérea revela novas melhorias na Primeira Classe

há 5 horas

Nem amêndoas nem avelãs: este é o fruto seco que ajuda a baixar o colesterol

há 5 horas

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 6 horas

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 6 horas

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.