Partilhar

Gripe: há uma tendência crescente e mortalidade acima do esperado nos idosos e mulheres

ortugal regista uma atividade epidémica de gripe com tendência crescente e com impacto na mortalidade acima do esperado nos idosos com mais de 85 anos e nas mulheres, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

10 Janeiro 2025
Forever Young com Lusa

O boletim do INSA sobre a vigilância epidemiológica dos vírus respiratórios, relativo ao período entre 30 de dezembro e 05 de janeiro, indica que, nas últimas semanas, “tem sido observada uma tendência crescente dos casos de gripe” no país, que apresenta uma “atividade gripal epidémica com tendência crescente”.

Na primeira semana deste ano, verificou-se uma “mortalidade acima do esperado no grupo etário acima dos 85 anos e no sexo feminino”, adiantou o instituto.

“Na época 2024/2025, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios (hospitais) notificaram 41.778 casos de infeção respiratória e foram identificados 4.341 casos de gripe”, refere o documento.

Já na semana entre 30 de dezembro e 05 de janeiro, foram identificados, no âmbito desta rede, 1.048 casos positivos para o vírus da gripe.

O INSA refere ainda que, nesta semana, foram reportados oito casos de gripe pelas 16 unidades de cuidados intensivos que enviaram informação e que, desse total, quatro apresentavam doença crónica e sete tinham recomendação para vacinação contra a gripe sazonal, mas apenas um estava vacinado.

Nesta semana, a proporção da gripe em cuidados intensivos foi de 5,5%, aumentando face à semana anterior (2,9%), avança também o boletim.

Já em relação ao vírus sincicial respiratório (VSR), na época 2024/2025, foram reportados 221 casos de internamento de crianças com menos de 24 meses na rede de vigilância sentinela, das quais 6,3% tiveram de ser internadas em unidades de cuidados intensivos ou com necessidade de ventilação, mas verifica-se uma tendência estável dos casos de internamento.

Em Portugal, o Programa Nacional de Vigilância é composto pela Rede de Médicos-Sentinela (médicos de família), pelos serviços de urgência de obstetrícia, pela Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico do Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios e pelas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Habitualmente, este programa tem início no princípio de outubro, terminando em maio do ano seguinte, e integra as componentes de vigilância clínica e laboratorial.

O surgimento de infeções respiratórias na época de inverno, como é o caso da gripe, leva a um aumento da pressão sobre os cuidados de saúde primários e hospitalares, o que tem obrigado alguns hospitais a ativarem os seus planos de contingência para responder à crescente procura.

Como medida preventiva, as autoridades têm insistido na vacinação sazonal, que arrancou em 20 de setembro e que já permitiu vacinar mais de 2,3 milhões de pessoas contra a gripe e cerca de 1,5 milhões com a dose de reforço contra a covid-19.

PC // CMP

Lusa/Fim

 

Mais Recentes

Cancro de fígado não operável: tratamento triplo melhora o prognóstico

há 29 minutos

Com que frequência limpa a sua garrafa de água? Tenha cuidado pois é um reservatório de bactérias e fungos

há 1 hora

Atenção às notícias do lançamento de uma moeda de homenagem a Cristiano Ronaldo: é burla, alerta Banco de Portugal

há 2 horas

Todos os anos estas mudanças causam confusão: afinal, quando muda a hora em 2025?

há 2 horas

Gripe das aves em Portugal: quais os riscos que estamos a correr?

há 3 horas

Usar brincos sim, mas se forem demasiado pesados é melhor não: conheça os riscos para as suas orelhas, alertam os médicos

há 4 horas

Nunca nos passaria pela cabeça, mas parece que resulta: coloque película aderente nas janelas e proteja-se do frio e da humidade

há 4 horas

Sabe aquelas pessoas que estão constantemente a interromper a conversa dos outros? Veja o que a ciência diz sobre elas

há 5 horas

Entrevista: «O Festival Na Minha Casa assume uma componente solidária relevante», Sofia Grillo, Casa do Artista

há 5 horas

Se quer dormir melhor faça isto: só precisa de 6 minutos e vai descansar como um bebé

há 6 horas

Isto é o que os seus olhos revelam sobre si, segundo a ciência

há 6 horas

Obesidade: «É tempo de agir na abordagem da doença e do estigma associado», Paula Freitas, endocrinologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia

há 6 horas

Alterações climáticas e comportamento potenciam vírus e bactérias

há 7 horas

ONU prevê crescimento económico mundial de 2,8% em 2025

há 7 horas

Número de “testes do pezinho” indicia redução de cerca de 1.100 nascimentos em 2024

há 7 horas

Fumo dos incêndios de Los Angeles está a ameaçar a saúde de milhões de pessoas: quais são os riscos?

há 7 horas

Chimpanzés geneticamente adaptados ao seu ambiente e a infeções como malária

há 7 horas

Exposição ao ruído dos aviões associada a problemas cardíacos

há 7 horas

Investigadores descobrem mecanismos do corpo de balbiani no desenvolvimento embrionário

há 7 horas

Gripe: há uma tendência crescente e mortalidade acima do esperado nos idosos e mulheres

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.