<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tal como Kate Middleton, por que se diz “remissão” e não “cura” do cancro?

20 Janeiro 2025
Forever Young

A Princesa de Gales disse estar aliviada por estar em “remissão”. Como todos os doentes com cancro, ela não refere “cura”. Aqui está a razão.

Kate Middleton , que anunciou no início de setembro que havia concluído o tratamento de quimioterapia, declarou recentemente, que estava «aliviada por estar agora em «remissão» do cancro , cuja natureza ainda é desconhecida. Tal como acontece com todos os doentes com cancro, falamos de «remissão» e não de «cura».

Essa cautela em termos é clássica.

A palavra «cura raramente faz parte do vocabulário de um médico nas suas discussões com os seus doentes em tratamento de cancro», explica o site do Instituto Nacional do Cancro francês. Na verdade, embora o fim da quimioterapia seja um passo fundamental no processo de cura, não significa necessariamente que todas as células cancerígenas tenham sido eliminadas.

Alguns deles podem persistir no corpo sem serem detetados durante algum tempo, antes de começarem a multiplicar-se novamente nas semanas, meses ou anos após o fim do tratamento.

A Princesa de Gales continuará, a fazer exames regulares para verificar sinais de recorrência. Esses exames geralmente assumem a forma de exames de sangue e exames de imagem (ressonância magnética, scanner, ultrassom). Os médicos muitas vezes esperam vários anos sem sinais de recorrência antes de falar em “ remissão completa” . Essa duração depende do tipo de cancro, muitas vezes são cinco anos.

A palavra «cura» é, portanto, muito raramente utilizada pelos profissionais de saúde em relação ao cancro, exceto num caso particular: estatísticas médicas. Talvez já tenha lido que um em cada dois cancros é curado hoje, ao passo que este era apenas o caso de um em cada três cancros há trinta anos. Neste caso, “ o uso da palavra ‘cura’ traduz para a linguagem comum um conceito denominado ‘taxa de sobrevivência relativa de cinco anos’ ”, explica a mesma instituição.

Os estatísticos estimam que um doente que teve cancro tem grandes possibilidades de ser “curado” quando, cinco anos após o diagnóstico, recuperar a mesma expectativa de vida que toda a população da mesma idade, do mesmo sexo e que não teve a doença.

Para uma pessoa que sofre de cancro, este tipo de taxa deve, no entanto, ser interpretado com cautela porque, por definição, é calculado durante um período anterior e não reflete qualquer progresso recente nos tratamentos.

Mais Recentes

Um “plástico bolha” capaz de salvar o mundo? Novo material extrai água potável… no meio do deserto

há 1 hora

Como funciona o cérebro de um psicopata? Saiba o que diz um novo estudo

há 1 hora

Qual será o cheiro do Inferno? IA ajuda a reviver odores históricos

há 2 horas

Beber café sem açúcar ou natas pode ajudar a viver mais, revela estudo

há 2 horas

5 factos (curiosos) sobre o seu coração que provavelmente desconhece

há 3 horas

Sono profundo pode desbloquear momentos de génio: estudo revela ligação entre sestas e criatividade

há 3 horas

10 superalimentos essenciais para mulheres com mais de 50

há 3 horas

Uma em cada 10 pessoas tem sinais atípicos: se é o seu caso, cuidado

há 4 horas

Transforme os seus sonhos em objetivos realizáveis com estas 8 dicas

há 4 horas

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 20 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 20 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 20 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 20 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 21 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 21 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 21 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 21 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 21 horas

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 21 horas

Óbito: Morreu Harald von Hohenzollern. Príncipe alemão morre subitamente a dias de ser pai

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.