Partilhar

93% dos portugueses acreditam que o jornalismo é relevante para combater as fake news

Linkedin revela peso importante como fonte de informação mais credível

29 Janeiro 2025
Sandra M. Pinto

De acordo com o 3º Relatório Global de Consumo 2024, realizado pela agência internacional de comunicação MARCO, em parceria com a Cint, pioneira em tecnologia de pesquisa, 93% dos Portugueses consideram o jornalismo tradicional fundamental para combater a desinformação.

Este estudo é baseado num inquérito efetuado a uma amostra total de 7.300 pessoas, de 11 países (Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA). Esta nova vaga do relatório explora comportamentos sobre a cultura de consumo de informação.

A importância da credibilidade nas escolhas de consumo

O estudo destaca também que 83% dos portugueses consideram que a informação fornecida por um jornalista é mais credível do que a transmitida por um influenciador. A confiança nas fontes de informação continua a ser um fator determinante nas decisões de consumo, com os portugueses a demonstrarem uma preferência clara por conteúdo mais objetivo e factual, em detrimento de sugestões de influenciadores, muitas vezes vistas como comerciais ou menos imparciais.

Diana Castilho, Head of Portugal na MARCO, comenta: “É extremamente positivo ver que uma grande maioria dos portugueses reconhece a importância do jornalismo na promoção da informação fidedigna. Num momento em que a desinformação é uma preocupação crescente, o papel dos jornalistas como fontes de informação credíveis torna-se mais vital do que nunca. O jornalismo de qualidade tem o poder de informar, educar e, acima de tudo, proteger a sociedade da proliferação de fake news.”

Linkedin como fonte de informação

A nível nacional, o Estudo revela também que o LinkedIn é a plataforma digital de maior confiança, com uma média de 14% dos inquiridos a considerá-lo credível ou muito credível, superando plataformas tradicionais como a imprensa escrita (7%), televisão (7%) e rádio (7%). Este dado sublinha a confiança crescente dos portugueses numa plataforma digital voltada para a esfera profissional, e que fornece, à partida, informação credível que permite acompanhar temas de relevância em diversas indústrias. Ainda assim, é importante notar que imprensa escrita, TV e rádio – meios tradicionais – continuam a ultrapassar os meios digitais e redes sociais quando analisados em conjunto, com 21% das respostas dos inquiridos.

A preferência pelo Linkedin face a outros meios de comunicação tradicionais pode ser explicada pela natureza desta rede social. Ao contrário de aplicações como o Instagram ou TikTok, onde o conteúdo é muitas vezes influenciado por tendências ou popularidade de influenciadores, o Linkedin foca-se num conteúdo profissional – mais controlado e direcionado. Para os portugueses, isto torna o Linkedin uma plataforma mais credível, sendo uma forma de aceder a notícias, artigos e discussões profissionais fundamentadas.

Influenciadores e o seu poder na decisão de compra

Embora o jornalismo seja considerado uma fonte de maior confiança, 39% dos portugueses afirmam já ter comprado um produto ou serviço devido à recomendação de um influenciador. Este dado revela o impacto crescente que os influenciadores têm no comportamento de compra, especialmente em segmentos de consumo mais jovem e nas plataformas digitais.

Este estudo foi realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, junto de 680 portugueses, e abordou várias temáticas, com foco no consumo de informação.

Mais Recentes

4 cortes de cabelo que favorecem as mulheres com cabelos grisalhos no inverno

há 1 hora

TikTok está louco com este bálsamo: «é perfeito para hidratar a pele seca no inverno», defendem

há 2 horas

Victoria Beckham revela o truque de maquilhagem rápido e eficaz para afinar o nariz

há 2 horas

4 segredos para saber se uma pessoa é arrogante: «não têm a noção de que existem limitações»

há 3 horas

Pesquisadores identificam a fruta que pode ajudar a evitar a diabetes tipo 2

há 4 horas

Governo fixa valor para cuidados pediátricos na rede de cuidados continuados

há 4 horas

O futuro já chegou: Vodafone realiza primeira videochamada espacial do mundo com ‘smartphone’

há 4 horas

Carolina Herrera elege 4 cores de batons para um visual mais sofisticado

há 4 horas

Beyoncé revela batalha secreta contra doença crónica do cabelo

há 5 horas

Penteados dos anos 80 estão de volta: como a moda de cabelos retro que está a dominar o mundo das celebridades

há 5 horas

Este é o segredo de beleza das coreanas: descubra como a vitamina E revoluciona a beleza da pele

há 5 horas

5 tendências de maquilhagem dos anos 90 que estão de regresso em força

há 5 horas

Óbito: Morreu a influencer brasileira Anna Polly

há 6 horas

Nutricionista alerta: «caminhar não ajuda a perder peso pois é um exercício muito leve»

há 6 horas

Ouro azul: o superalimento rico em ferro que reduz o colesterol e combate o envelhecimento

há 6 horas

«Aspirina em baixas doses pode prevenir a recorrência do cancro do cólon», conclui estudo

há 6 horas

É melhor urinar de pé ou sentado? Urologista dá a resposta

há 7 horas

Aprenda a fazer biscoitos de aveia caseiros com apenas três ingredientes e em poucos minutos

há 7 horas

Especialista sugere: «esta é a alternativa menos prejudicial ao tabaco»

há 7 horas

Estudo de Harvard revela a comida que melhora a saúde do cérebro e promove a longevidade

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.