<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Lembra-se de Richard Gere? Ator norte-americano recebe o Prémio Internacional Goya 2025

31 Janeiro 2025
Forever Young

Vai receber o prémio na gala de 8 de fevereiro em Granada.

O ator e produtor americano Richard Gere recebe o maior prémio do cinema espanhol para um cineasta internacional, o Goya Internacional,  numa gala que será realizada no dia 8 de fevereiro em Granada.

De acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ele foi premiado “pela sua extraordinária contribuição para a arte do cinema, estrelando alguns dos filmes mais icónicos da história do cinema, e pelo seu compromisso social pessoal e profissional”.

A instituição lembra em comunicado que Gere atua há 5 décadas e que receberá justamente o Goya Internacional “no ano em que se completam 50 anos de sua estreia no cinema “.

” Days of Heaven, An Officer and a Gentleman, American Gigolo, The Cotton Club, Pretty Woman e o musical Chicago , pelo qual ganhou o Globo de Ouro, são apenas alguns dos muitos títulos ligados a Richard Gere, na memória e nas emoções de espectadores ao redor do mundo nas últimas décadas”, referem.

A sua filmografia incluiu a direção de cineastas como Terrence Malick, Francis Ford Coppola, John Schlesinger, Robert Altman, Paul Schrader e Richard Brooks, e ele dividiu a tela com Julia Roberts, Kim Bassinger, Jodie Foster, Winona Ryder, Susan Sarandon e Diane Keaton.

Sobre o seu lado social, a Academia indica que “há mais de 30 anos fundou a Fundação Gere para canalizar o seu intenso ativismo em prol da autonomia do Tibete e da preservação da cultura tibetana defendida pelo Dalai Lama – Gere pratica o budismo desde a idade de 18 – bem como seu apoio aos direitos dos povos indígenas, refugiados e sem-abrigo.”

Richard Gere, que mora na Espanha desde o outono passado