A Mattel, fabricante de brinquedos e famosa por marcas como Barbie e Hot Wheels, está a considerar aumentar os preços dos seus produtos para compensar os custos resultantes das tarifas impostas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.
O CEO da empresa, Ynon Kreiz, afirmou em entrevista que a empresa tentará primeiro otimizar a sua cadeia de abastecimento e, se necessário, realocar parte da produção antes de decidir repassar os custos aos consumidores, revela a ‘Bloomberg’.
As tarifas de 10% sobre produtos fabricados na China, anunciadas por Trump no sábado, afetam diretamente a Mattel, que obtém cerca de 40% de seus brinquedos do país asiático. Embora o percentual seja menor do que o da indústria global de brinquedos, que depende da China para aproximadamente 80% de sua produção, a empresa também será impactada pela tarifa de 25% sobre importações do México, responsável por cerca de 10% de sua produção.
Apesar da pressão tarifária, a empresa apresentou resultados positivos no quarto trimestre. As vendas cresceram 1,6%, e o lucro por ação superou as expectativas dos analistas, subindo para 35 centavos, contra os 20 centavos previstos. A margem bruta também aumentou, ultrapassando 50%, devido ao controlo de custos.
O segmento de maior crescimento da Mattel foi a categoria de veículos de brinquedo, especialmente com a marca Hot Wheels, que ajudou a compensar a queda na procura por Barbies e produtos para bebés.