A alteração da aparência das unhas está frequentemente relacionada com deficiências nutricionais. Manchas ou sulcos nas unhas, por exemplo, podem ser um sinal de falta de vitaminas ou oligoelementos. Mas a condição das unhas também pode ser vista como um verdadeiro reflexo da sua saúde por outro motivo: doenças graves – como cancro – podem tornar-se visíveis nas suas unhas num estágio inicial.
Os primeiros sinais de cancro muitas vezes parecem inofensivos , mas não devem ser ignorados. Um olhar mais atento às suas unhas pode salvar a sua vida.
As seguintes alterações nas unhas podem ser indícios de doenças graves:
- unhas espessadas
- unhas quebradiças
- protuberâncias repentinas
- unhas de vidro de relógio
Unhas espessadas são típicas de fungos nas unhas, psoríase ou neurodermatite. No entanto, quando combinado com outros sintomas, como descoloração, pode haver alguma coisa mais. Se as unhas ficarem mais grossas, duras, crescerem mais lentamente e ficarem descoloridas de amarelo para verde-acinzentado, é conhecido como ” síndrome das unhas amarelas “. Geralmente é acompanhado de pneumonia, bronquite ou linfedema , um inchaço que obstrui o fluxo linfático.
Unhas quebradiças partem-se com muita facilidade, tanto no sentido transversal como no sentido do comprimento. À medida que envelhecemos, é normal que a lâmina ungueal se torne mais quebradiça e, portanto, mais frágil. Em pessoas mais jovens, a causa das unhas quebradiças é, provavelmente, a desnutrição ou o uso frequente de produtos de limpeza ou acetona. Esses produtos secam a pele e as unhas. Se a mudança ocorrer repentinamente, pode ser devido a uma tireoide hiperativa ou doença hepática.