Partilhar

Uma das praias mais populares de Portugal está sob alerta: «colocam a própria segurança em perigo»

Até 10 pessoas tiveram de ser resgatadas num único dia.

14 Fevereiro 2025
Forever Young

No Algarve um dos locais mais procurados é a zona da Ria Formosa, onde se situa a praia de Cacela Velha, do outro lado do estuário e com águas cristalinas e areia clara.

Esse pedaço de areia perdeu a sua designação como praia por ser perigoso para os visitantes, tendo inclusive sido retirado o transporte marítimo que era usado para lá chegar durante todo o ano. As autoridades, inclusive, enviaram uma mensagem para que não o visitem por ser arriscado.

No verão de 2023, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, emitiu um comunicado informando que a praia passou a ser “desaconselhada”, uma vez que para aceder à mesma muitos banhistas atravessavam a ria a pé.

De acordo com as  autoridades, isso significa que “eles colocam a própria segurança em risco, principalmente quando a maré está baixa , pois as correntes são fortes e arrastam as pessoas para o mar”.

Além disso, a área não dispõe de áreas de assistência a banhistas, nadadores-salvadores ou qualquer outra infraestrutura de segurança, como as outras praias próximas.

Apesar dos avisos e riscos, muitos banhistas ignoraram as autoridades e arriscaram atravessar o estuário para chegar a esta praia tranquila.

No verão passado, até 10 banhistas tiveram que ser resgatados num único dia após serem levados pelas correntes enquanto tentavam chegar à praia.

Mais Recentes

Ex-mulher de Elon Musk revela o segredo mais bem guardado sobre o sucesso do dono da Tesla

há 1 minuto

«Este é o lugar da casa onde os cães devem dormir», garantem os especialistas

há 2 horas

Autoridades sanitárias ordenam retirada imediata deste lote de chocolate: está contaminado com salmonela

há 2 horas

Autoridades de saúde mandam retirar estes preservativos do mercado: «por favor, não os usem», apelam

há 2 horas

A proteína secreta para retardar o envelhecimento está no seu frigorifico

há 2 horas

Quase desconhecida em Portugal, esta fruta combate o envelhecimento (e ajuda a perder peso)

há 3 horas

Com que idade uma pessoa é considerada “velha”? A ciência dá a resposta

há 3 horas

Exposição estabelece diálogo artístico com a figura de Cristo

há 4 horas

Opinião: «Osteoartrose, perspetiva atual sobre uma condição debilitante», Nuno Pais e João Espregueira-Mendes, ortopedistas

há 4 horas

Saiba como está de saúde: centro comercial organiza rastreios gratuitos, só tem de comparecer

há 4 horas

Óbito: Morreu Kadance Fredericksen, Miss Teen USA

há 4 horas

Costuma jantar fora? Saiba se os restaurantes podem exigir a entrega de sinal para a reserva de mesa

há 5 horas

Decida o seu futuro: saiba tudo sobre o testamento vital e não deixe as suas decisões nas mãos dos outros

há 5 horas

40 anos de história: centro comercial assinala aniversário com concerto (gratuito) de Marisa Liz

há 5 horas

Óbito: Reveladas as exéquias fúnebres de Manuel Sérgio

há 5 horas

Óbito: Morreu o cantor guineense Américo Gomes

há 5 horas

IRS: Governo elimina obrigação de reporte de juros e subsídio de refeição

há 6 horas

Livraria Lello compra e expõe biblioteca de Amy Winehouse que beijava os livros que amava

há 6 horas

Cancro: cientistas descobrem mecanismo para melhorar a sobrevivência à radiação

há 6 horas

Vaticano: «Papa Francisco passou a noite de forma tranquila»

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.